Sinopse: “Mia Thermopolis, uma típica adolescente americana, recebe uma notícia que muda sua vida. Seu pai, um príncipe que teve um caso com sua mãe muitos anos antes, descobre que não pode mais ter filhos. Ou seja, Mia se torna a única herdeira do trono de Genovia. Assumir a coroa não será fácil. Antes de subir ao trono, Mia terá que passar por um treinamento duro com sua temida avó. Se o sonho de muitas meninas da idade de Mia é ser uma princesa, para ela isso pode se tornar um pesadelo.”
Meg Cabot / Record / Literatura Estrangeira, Romance, Infantojuvenil
Partes Favoritas:
O tema princesas! Acredito que depois do tema “fadas”, o de “princesas” seja o meu preferido. Tudo o que engloba esse contexto me causa curiosidade e me faz querer saber absolutamente tudo a respeito!
“Você é Amelia Mignonette Grimaldi Thermopolis Renaldo, Princesa de Genovia.”
Comentários:
Após descobrir que seu pai é um príncipe, Mia, uma jovem divertida de 14 anos e que odeia álgebra, tem uma reação totalmente diferente de qualquer garota da sua idade. Ela não gosta da ideia de ser uma princesa, sua vida estava boa da maneira que se seguiu até ali. No entanto, o dever que envolve ser da realeza a força a amadurecer e aceitar seu destino, começando por ser o centro das atenções na escola. A mãe está saindo com seu professor de álgebra, o pai acaba de revelar quem ela é, a avó está treinando-a para ser uma princesa e o irmão de sua melhor amiga tem se mostrado bem próximo. É uma história que marca o início de tomadas de decisão, onde a jovem começa a perceber quem realmente é e o que quer e deseja para a sua vida!
Este livro é bastante introdutório, mais adolescente e revela o ambiente em que Mia vive, seus amigos e sua reação ao descobrir quem é. Os capítulos são datados e apontados como um diário, inclusive a narrativa em primeira pessoa é rápida e nos permite estar em contato com os pensamentos da protagonista. Além de Mia levar o diário para todos os lugares, tornando o leitor inteiramente participativo em tudo o que a jovem está vivendo! Me encontrei imersa nos problemas e aflições trazidos na leitura, conflitos que parecem tão profundos e dramáticos na juventude!
Se trata de uma narrativa simples, sem grandes reviravoltas, mas que conta com um tema empolgante e curioso, em minha opinião: princesas! Admito, ainda, que adorei o quanto Mia evolui ao longo de todo o enredo! Devo ressaltar que, para quem já conhece, apenas ao ler a sinopse já é possível perceber que o livro difere da história contada no filme. O pai de Mia tem participação ativa em cada situação a qual ela se encontra, diferentemente da obra cinematográfica; contando ainda com alguma situações bem mais juvenis que são apresentadas no volume. Mas é possível afirmar que o filme se baseou no contexto e na ambientação presentes no livro!
Mensagem:
Mia nos mostra que estamos constantemente descobrindo coisas. Seja sobre nós mesmos ou sobre o ambiente e pessoas que nos cercam!
Vi um filme com esse nome, o mesmo do livro?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá! O filme se baseou no livro, mas tem muitas coisas que são diferentes. No final dos comentários, antes da foto do livro, eu comentei brevemente a respeito disso.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Adoro essa série. Não consigo imaginar a minha infância e pre adolescência sem os livros da Meg. Tenho os livros até hoje. Maravilhoso.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Concordo! Também não me imagino sem eles! ❤
CurtirCurtido por 1 pessoa
*-*
CurtirCurtido por 1 pessoa
Li todos os livros aos 15 anos. Lembro até hoje do vazio que senti ao terminar a série. Uma saudade danada dos personagens (que se tornaram meus amigos por um tempo). Meg Cabot é maravilhosa!
CurtirCurtido por 1 pessoa
É maravilhosa mesmo!!! Agora que estou começando a reler essa série para postar as resenhas estou vendo as histórias de uma outras perspectiva, é muito legal também!! ❤
CurtirCurtido por 1 pessoa