infantojuvenil, Literatura Estrangeira, romance, Uncategorized

O Diário da Princesa

angie lester (1)Sinopse: “Mia Thermopolis, uma típica adolescente americana, recebe uma notícia que muda sua vida. Seu pai, um príncipe que teve um caso com sua mãe muitos anos antes, descobre que não pode mais ter filhos. Ou seja, Mia se torna a única herdeira do trono de Genovia. Assumir a coroa não será fácil. Antes de subir ao trono, Mia terá que passar por um treinamento duro com sua temida avó. Se o sonho de muitas meninas da idade de Mia é ser uma princesa, para ela isso pode se tornar um pesadelo.”

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

Meg Cabot / Record / Literatura Estrangeira, Romance, Infantojuvenil

Partes Favoritas:

O tema princesas! Acredito que depois do tema “fadas”, o de “princesas” seja o meu preferido. Tudo o que engloba esse contexto me causa curiosidade e me faz querer saber absolutamente tudo a respeito!

“Você é Amelia Mignonette Grimaldi Thermopolis Renaldo, Princesa de Genovia.”

Comentários:

Após descobrir que seu pai é um príncipe, Mia, uma jovem divertida de 14 anos e que odeia álgebra, tem uma reação totalmente diferente de qualquer garota da sua idade. Ela não gosta da ideia de ser uma princesa, sua vida estava boa da maneira que se seguiu até ali. No entanto, o dever que envolve ser da realeza a força a amadurecer e aceitar seu destino, começando por ser o centro das atenções na escola. A mãe está saindo com seu professor de álgebra, o pai acaba de revelar quem ela é, a avó está treinando-a para ser uma princesa e o irmão de sua melhor amiga tem se mostrado bem próximo. É uma história que marca o início de tomadas de decisão, onde a jovem começa a perceber quem realmente é e o que quer e deseja para a sua vida!

Este livro é bastante introdutório, mais adolescente e revela o ambiente em que Mia vive, seus amigos e sua reação ao descobrir quem é. Os capítulos são datados e apontados como um diário, inclusive a narrativa em primeira pessoa é rápida e nos permite estar em contato com os pensamentos da protagonista. Além de Mia levar o diário para todos os lugares, tornando o leitor inteiramente participativo em tudo o que a jovem está vivendo! Me encontrei imersa nos problemas e aflições trazidos na leitura, conflitos que parecem tão profundos e dramáticos na juventude!

Se trata de uma narrativa simples, sem grandes reviravoltas, mas que conta com um tema empolgante e curioso, em minha opinião: princesas! Admito, ainda, que adorei o quanto Mia evolui ao longo de todo o enredo! Devo ressaltar que, para quem já conhece, apenas ao ler a sinopse já é possível perceber que o livro difere da história contada no filme. O pai de Mia tem participação ativa em cada situação a qual ela se encontra, diferentemente da obra cinematográfica; contando ainda com alguma situações bem mais juvenis que são apresentadas no volume. Mas é possível afirmar que o filme se baseou no contexto e na ambientação presentes no livro!

IMG_6773

Mensagem:

Mia nos mostra que estamos constantemente descobrindo coisas. Seja sobre nós mesmos ou sobre o ambiente e pessoas que nos cercam!

“E você não pode se demitir de quem é.”

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

Ordem / Sequência dos Livros:

1. O Diário da Princesa

2. A Princesa Sob os Refletores

3. A Princesa Apaixonada

4. A Princesa à Espera

4.5 O Projeto da Princesa

5. Princesa de Rosa-Shocking

6. Princesa em Treinamento

6.5 O Presente da Princesa

7. Princesa na Balada

7.5. O Aniversário da Princesa

7.75 O Dia dos Namorados da Princesa

8. Princesa no Limite

9. Princesa Mia

10. Princesa Para Sempre

11. O Casamento da Princesa

7 comentários em “O Diário da Princesa”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s