
Sinopse: “Todo ano, Mia passa as férias natalinas com Grandmère, na Genovia. Desta vez, ela está à espera do Natal mais perfeito de todos os tempos: seu namorado, Michael, e sua melhor amiga, Lilly, virão para as festas também! Mas até mesmo os planos de uma princesa podem dar errado. Com tantos compromissos reais, ela não tem tempo para encontrar o presente perfeito para Michael e o que seria um feriado dos sonhos pode ser transformar num verdadeiro pesadelo.“

Partes Favoritas:
A época festiva a qual se passa o livro, o Natal, sem dúvidas é a minha data comemorativa preferida. Então, óbvio que eu iria amar essa parte, antes mesmo de começar essa releitura.
Comentários:
Uma história curta e rápida de ler, sendo possível finalizar em poucas horas, é como se fosse uma pequena ponte entre o livro A Princesa em Treinamento e o livro A Princesa na Balada. Desta vez, Mia está enrolada em conseguir comprar um presente incrível para Michael no Natal e, quando escolhe um que ele irá gostar muito, acaba tendo uma surpresa divertida no final; também é a primeira vez de Michael em Genovia!
O natal na realeza acontece de maneira bem diferente, uma comemoração repleta de detalhes e trajes especiais, com surpresas não tão legais de Lily, que é uma pessoa extremamente crítica, e um tanto quanto egocêntrica; mas Mia consegue reverter as situações embaraçosas, super sem querer, deixando a festa comemorativa da família genoviana divertida! A narrativa é bem fluida e fofa, Mia realmente pareceu relaxar nos eventos que se seguiram, aproveitando-os.
Alguns personagens da realeza se fazem presente ao longo da narrativa, bem como maiores descrições de Genovia e suas lindas paisagens! Ainda, achei interessante a protagonista fazer referência ao filme produzido, destacando o quanto este se diferencia da história no livro.

Mensagem:
A festa de Natal, apresentada no livro, não ocorre conforme o planejado. Mas não deixa de ser divertida e os personagens acabam aprendendo coisas que talvez não aprendesse se o planejado tivesse ocorrido. As vezes o acaso surpreende e pode até ser melhor!
