infantojuvenil, Literatura Estrangeira, romance, Uncategorized

A Princesa em Treinamento

Sinopse: “Ah, o verão! Muito mais que altíssimas temperaturas e fortes chuvas, esta estação é caracterizada por dias longos e noites curtas. E o que isso significa? Mais tempo para nos divertirmos, sem dúvidas! E diversão é o que não vai faltar nas páginas de “Loucuras de Verão”, uma antologia pensada para reunir as melhores histórias e as maiores aventuras que podem acontecer nesse período tão característico do ano.

border-159926_960_720

Partes Favoritas:

Comentários:

Desde que comecei a reler esta série de O Diário da Princesa, percebi certa imaturidade na personagem, principalmente em se tratando da fase a qual a narrativa a retrata. Mas nesta leitura, em específico, eu me enrolei bastante para terminar a história, parecia não fluir. Mia está borbulhando com pensamentos e medos. Penso que talvez o título possa ter ligação com tal fato, “Em Treinamento”, a jovem ainda tem muito a perceber sobre si mesma e sobre a grande responsabilidade de ser uma princesa.

No contexto deste enredo, somos apresentados aos padrões de pensamentos da protagonista. Mia pensa e se preocupa com absolutamente tudo, e isso me trouxe certa ligação com ela, eu sou assim também. A personagem começa a perceber que não consegue focar em nada e nem melhorar nos pontos os quais seus professores e amigos destacam. Senti como se fosse um livro “ponte”, entre a Mia que queria muito algumas questões e, agora que conseguiu, se sente meio perdida em como lidar com tudo o que a vida lhe trouxe. É nítido o quanto a autora quis trazer mais imaturidade para, no desfecho, surpreender e mostrar o quanto Mia é capaz e se preocupa com tudo ao seu redor, tudo se justifica! Mesmo não tendo sido muito bem estruturado ao longo do livro.

Alguns pontos, ressalto, me incomodaram durante a leitura, como o fato de ter alguns preconceitos, ao menos na maneira como está escrita. Acredito que na versão mais recente isso tenha sido removido, contudo, como tenho uma versão mais antiga tem esse trecho que mostra as personagens tentando entender e discutindo questões de gênero.

Mensagem:

É visível o quanto os outros personagens que aparecem no livro acham que a vida de Mia é perfeita e que ela não tem problemas, ou não precisa se preocupar com nada. Como estamos lendo o diário dela, fica claro o quanto ela se preocupa. Inclusive este foi um ponto chave em minha leitura. Percebo o quanto, aqueles que não estão tão próximos e não convivem com nossas angústias, não vêem que muitas vezes estamos um caos internamente. Afinal, todos temos nossas preocupações.

Ordem / Sequência dos Livros:

1. O Diário da Princesa

2. A Princesa Sob os Refletores

3. A Princesa Apaixonada

4. A Princesa à Espera

4.5 O Projeto da Princesa

5. A Princesa de Rosa-Shocking

6. A Princesa em Treinamento

6.5 O Presente da Princesa

7. Princesa na Balada

7.5. O Aniversário da Princesa

7.75 O Dia dos Namorados da Princesa

8. Princesa no Limite

9. Princesa Mia

10. Princesa Para Sempre

11. O Casamento da Princesa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s