Sinopse: “A PRINCESA APAIXONADA é o terceiro volume da série iniciada com O diário da princesa, romance que deu origem à superprodução dos Estúdios Disney estrelada por Julie Andrews e Anne Hathaway – e um dos lançamentos mais vendidos pela Editora Record em 2002. Depois de sermos apresentados a Mia, uma adolescente normal que descobre ser, na verdade, a princesa Amelia Mignonette Grimaldi Thermopolis Renaldo, da Genovia, acompanharmos suas aventuras entre aulas de álgebra, lições de etiqueta e a fama repentina, é a vez de testemunharmos seus primeiros passos no universo da paixão.
Em A PRINCESA APAIXONADA, Mia divide seu tempo entre três coisas: a preparação para sua irritante entrée na sociedade genoviana, sob a direção de uma não menos irritante avó; os congestionamentos de Manhattan, em Nova York, e as elaboradas desculpas para escapar de Kenny, seu namorado. Afinal, Mia, na verdade, está apaixonada por outro rapaz.”
Meg Cabot / Record / Literatura Estrangeira, Romance, Infantojuvenil
Partes Favoritas:
Me manteve presa na leitura a curiosidade em saber quais as decisões de Mia. A jovem protagonista está percebendo mais o quanto ser uma princesa carrega responsabilidades, não tão fáceis quanto muitos imaginam ser.
“Tudo o que posso dizer é, tome cuidado com os seus desejos. Eles podem acabar se tornando realidade.”
Comentários:
Nesse terceiro volume, Mia passa por várias situações ao mesmo tempo: começa um namoro enquanto gosta de outro rapaz; um baile se aproxima o qual ela ainda não tem acompanhante; provas finais cada vez mais perto e, ainda, a aproximação de sua ida para Genóvia. A cada livro percebo o quanto novos desafios na vida adolescente da princesa começam a surgir, junto com as responsabilidades. Mesmo com muito para se pensar, Mia leva tudo com humor e os seus relatos, em primeira pessoa, presentes nas páginas de seu diário, se tornam divertidos, dramáticos e rápidos, frisando seus anseios e dúvidas a cada nova fase.
Mia se sente bastante pressionada por ser quem é, mas percebo que tal pressão vem junto com o amadurecimento, onde se precisa definir objetivos a seguir! Os protagonistas mostram suas personalidades fortes nesse enredo, com ações e decisões imaturas condizentes com suas respectivas idades. Tina é uma excelente amiga, porém, algo que venho notando ao longo da série, é o quanto a amizade com a Lilly é um tanto difícil em alguns momentos, talvez pelo temperamento desta personagem. Mia parece se sentir, às vezes, obrigada a fazer o que Lilly quer e mal consegue contar com a amiga em algumas situações de aflição; contudo, no fim dessa história ela se mostra uma boa amiga e espero que continue assim!
O desfecho é extremamente fofo, principalmente por ver a protagonista apaixonada ao longo das páginas, e me fez querer reler logo as suas sequências. Como li há muitos anos não lembro ao certo o que acontece em cada narrativa. Tem sido uma experiência única reler os diários da princesa Mia, tendo outra perspectiva do enredo!
Mensagem:
Percebi que este enredo focou no fato de, mesmo Mia sendo uma princesa, as coisas não seguirem sempre da maneira sonhadora como se imagina a vida de uma princesa. Nem sempre as coisas são como pensamos, todos possuem medos, problemas e angústias. A cada novo dia há uma batalha interna a ser enfrentada!