
Sinopse: “Celaena ressurge das cinzas ainda mais forte e letal. E parte em uma jornada em busca de uma obscura verdade: uma informação sobre sua herança e seus antepassados que pode mudar sua vida e o futuro de dois reinos para sempre. Enquanto isso, forças sinistras começam a despontar no horizonte e têm planos malignos para dominar o seu mundo. Agora, depende de Celaena encontrar coragem para enfrentar tais perigos, além de seus próprios demônios, e fazer a escolha mais difícil da sua vida.“

Partes Favoritas:
Celaena ressignifica a si própria e conhece sua força interior, lidando com tudo e sendo ainda mais forte. Uma protagonista dona de si, sabe bem seus próprios objetivos. Toda essa força é inspiradora!
Comentários:
Celaena parte para uma terra distante, um local onde terá mais contato com sua força e magia interiores. Podendo ter acesso ao seu passado, ao rememorar e ao conhecer pessoas que conheceram seus familiares. Senti essa aventura como se a protagonista se aventurasse “por ela mesma”, se conhecendo e sabendo do que é capaz; conseguindo lidar com o que sempre deixou na sombra do seu inconsciente e conhecendo personagens muito queridos no percurso! Novas indagações e revelações são apresentadas, segredos são trazidos para a luz. A impressão que tive é que a introdução da série termina neste volume e, a partir de então, teremos mais ação!
Como a narrativa é em terceira pessoa, os capítulos vão se alternando de maneira não tão fluida, em minha opinião, entre o que Celaena está vivenciando; entre Chaol e o príncipe e como estão lidando com suas próprias descobertas; além de, também, conhecermos melhor as bruxas. As partes as quais Chaol aparece, preciso ser sincera, achei um tanto lenta, talvez por este personagem não me agradar tanto e aparecer bastante neste volume. As cenas das bruxas, no início não me pareceram muito conectadas a trama, mas conforme os capítulos vão se seguindo, é claro o quanto as cenas são preciosas e trazem uma contextualização interessante!
Uma leitura mais lenta em seu início. O livro em si continua da mesma maneira que os outros da série. Um enredo pontuado em descobertas e o poder da força interior. Ainda é bastante introdutório e não possui tantos acontecimentos eletrizantes e reviravoltas. Celaena quer lutar e defender os inocentes, com suas cicatrizes ela não se deixa esquecer o próprio objetivo! Ponderando escolhas e seguindo seu próprio caminho com sua independência.

Mensagem:
Aceitação dos medos. Celaena, em um dado momento da narrativa, precisa superar seus medos para que o inimigo perca forças. Me remetendo ao fato de, ao encararmos de frente o que nos aflige sem fugir, o medo ou a circunstância se torna menos dolorosa e fica mais suave tomar novos caminhos. Nem sempre é fácil aceitar o que nos faz mal ou lidar com isso, mas tentar é um passo. Viver olhando para tais questões de uma outra perspectiva traz mais leveza!
