fantasia, Literatura Estrangeira, romance, Uncategorized

A Lâmina da Assassina

Sinopse: “Conheça o caminho da assassina. Pavimentado com sangue, lágrimas e suor. Implacável, sedutora, letal. Poucos conhecem seu rosto, menos ainda sobrevivem à sua fúria. Não à toa Celaena Sardothian é sinônimo de morte. Suas lâminas são certeiras, assim como seu estranho código de honra e seu aguçado senso de justiça. Mas como uma menina, encontrada agonizando pelo rei dos Assassinos de Adarlan, se tornaria a campeã do rei? Disputada pelo capitão da guarda real e o próprio príncipe herdeiro? No centro de intrigas políticas?
Acompanhe Celaena vencer um lorde pirata e toda sua tripulação; o encontro como uma curandeira; seu treinamento com o Mestre Mudo, senhor dos assassinos silenciosos, nas dunas do deserto Vermelho; a prisão nas Minas de Sal de Endovier; ou, ainda, sua luta contra o mais escorregadio e traiçoeiro dos adversários — o próprio coração.”

border-159926_960_720

Partes Favoritas:

Apesar dos inícios um tanto quanto introdutórios eu gosto bastante da escrita da autora, e conhecer um mundo novo criado por ela foi incrível! Principalmente com uma protagonista tão forte e determinada.

Comentários:

Ao iniciar essa leitura do primeiro volume da série, (não foi originalmente o primeiro, já que foi lançado anos depois, mas cronologicamente é), eu já sabia que iria encontrar uma boa estrutura de introdução de quem realmente é a protagonista assassina, Celaena. Há certa lentidão no início, a trama parece demorar para começar e evoluir. A partir do meio do enredo as cenas, bem desenvolvidas, vão ficando cada vez mais eletrizantes e repletas de ação deixando o coração acelerado! Ainda ganham um quê mais sombrio, de decisões fortes a serem tomadas; trazendo, por Celaena ser tão jovem, um pouco da imaturidade e da inocência. Em minha opinião, se a autora quisesse ela poderia ter transformado este em um livro único, antes do fim, que fica em aberto, claro não seria nada tão grandioso ao que parece estar presente nos próximos volumes!

Consegui conhecer a assassina por de baixo do seu manto, suas inseguranças e humildade para, mesmo sendo extremamente boa no que faz, estar aberta para aprender mais e se tornar ainda melhor. A narrativa se faz em terceira pessoa, mas não deixa de inserir seu leitor totalmente nos acontecimentos. A cada nova situação parece uma fase mais difícil que a anterior, e um maior raciocínio se torna necessário. Em um primeiro momento, parece abranger contos ao invés de uma história contínua, mas a quebra que dá essa impressão pode estar ali apenas para formalizar o que se encontra no livro, pois segue uma linha de tempo que se lido em qualquer ordem ficará extremamente confuso.

Ainda não li os outros da série, então esse foi meu primeiro contato com a personagem de personalidade forte, guerreira e praticamente impossível de ser derrotada. A jovem, mesmo tendo superiores, segue sua própria conduta arcando com as consequências. Além, é claro, de conhecer outros personagens, aliados e inimigos, presentes em sua jornada onde sua força começa a se intensificar. Piratas, uma curandeira, as areias do deserto, novos assassinos bem treinados e algo que ela nem desconfia pode se transformar em um motivo para lutar.

Mensagem:

Celaena aprende a lidar com sua dor e com as situações pela qual já passou e por aquelas que ainda precisará passar, tal aprendizado é colocado na história de uma maneira tão bonita que é quase impossível não levar uma mensagem de tal contexto. Destaco que ao final do enredo ela se vê diante de mais provações, penso que tais situações trarão uma nova mensagem no livro seguinte.

“Se você aprende a suportar sua dor, pode sobreviver a qualquer coisa.”

border-159926_960_720

Ordem / Sequência dos Livros:

1. A Lâmina da Assassina

2. Trono de Vidro

3. Coroa da Meia-Noite

4. Herdeira do Fogo

5. Rainha das Sombras

6. Império de Tempestade

7. Torre do Alvorecer

8. Reino de Cinzas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s