aventura, fantasia, Fábula, Literatura Estrangeira, Uncategorized

O Mágico de Oz

angie lesterSinopse: “”Quando estava na metade do caminho, ouviu-se um grito fortíssimo do vento e a casa sacudiu com tanta força que Dorothy perdeu o equilíbrio e caiu sentada no chão. E então uma coisa muito estranha aconteceu. A casa rodopiou duas ou três vezes e começou a levantar voo devagar, Dorothy teve a sensação de que subia no ar a bordo de um balão.”
Um ciclone atinge a casa onde Dorothy vive com os tios e ela e seu cachorro Totó são levados pela ventania e param na Terra de Oz. Por lá, Dorothy faz novos amigos – o Espantalho, o Lenhador de Lata e o Leão Covarde -, encara perigos, vive histórias fantásticas e precisa enfrentar seus próprios medos. Depois de tantas aventuras, a menina descobre que seus Sapatos de Prata têm poderes mágicos e podem levá-la para qualquer parte. Mas não existe melhor lugar no mundo do que a própria casa.”

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640L. Frank Baum / Zahar / Literatura estrangeira, aventura, fábula, fantasia, infantil

Partes Favoritas:

Eu adorei poder ler essa história, que me marcou tanto na infância, com os conhecimentos que tenho hoje. Pude admirar o enredo e perceber interpretações que quando mais nova eu não via com tanta clareza!

“Se caminharmos bastante, em algum momento vamos chegar a algum lugar, eu tenho certeza.”

Comentários:

Algo fora do imaginável acontece quando um ciclone aparece no Kansas e a jovem Dorothy, que está na casa que vive com seus tios, não consegue chegar há tempo ao abrigo. Então, a casa começa a rodopiar pelo ar e quando volta para o chão Dorothy se encontra em um local desconhecido, com bruxas e seres diferentes. Preocupada com seus tios, junto de seu fiel amigo, o cachorrinho Totó, ela inicia uma aventura para tentar voltar para casa. No caminho acaba aprendendo valores importantes e conhecendo melhor o ambiente em que se encontra.

Eu sempre fui fascinada por fábulas, quando as leio entro em contato com a minha criança interior e sinto imensa alegria! Portanto, ler um clássico que eu adorava na infância foi incrível! Neste livro a família de Dorothy é bastante simples, a história é clara e rápida; também conta com imagens ao longo de algumas páginas que ilustram os acontecimentos do enredo. A narrativa é em terceira pessoa e desliza pelas linhas de maneira mágica de ser lida! Mesmo que puxe para o lado infantil é aquele tipo de leitura que nos ajuda a dar um tempo da correria e nos traz para o aqui e o agora, sem muito esforço. Surpreende com suas nuances repletas de mensagens e pontos filosóficos!

Algo que acredito englobar toda a história é o fato de estarmos constantemente em busca de algo. Todos os protagonistas estavam no caminho de tijolos amarelos em uma busca que mudaria todo um contexto para eles. Porém, o que se busca está, na maioria das vezes, em nós mesmos! A caminhada até perceber tal coisa é grande, repleta de altos e baixos, mas vale a pena quando se nota que tudo já estava ali. Me fez lembrar do livro “O Alquimista” do autor Paulo Coelho, que retrata algo muito parecido só que com uma narrativa para o público adulto.

Uma aventura envolvente a cada capitulo, dando a sensação de se querer mais após seu fim! Contudo, não posso deixar de mencionar, infelizmente, que um ponto a respeito do passado do homem de lata, quando era homem, fica em aberto.

Design sem nome

Mensagem:

Há inúmeras análises que podem ser feitas em cada trecho da leitura! A jornada de Dorothy pelas terras descobertas nos mostra o quanto os aprendizados estão pelo caminho que trilhamos e não exclusivamente no produto final! Com cada personagem a jovem aprende algo, mas principalmente com os três mais famosos: o espantalho, que deseja um cérebro; o homem de lata, que quer um coração; e o leão, que necessita de coragem. Acentuando o quanto cada um busca uma coisa em sua caminhada pela vida, não existindo certo ou errado, apenas o que é melhor para cada indivíduo em cada momento da vida!

“A experiência é a única coisa que traz o conhecimento, e quanto mais tempo você passa na terra, mais experiência você acumula.”

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s