Filosofia, Literatura Brasileira, Uncategorized

O Alquimista

angie lesterSinopse: “Paulo Coelho já inspirou mais de 200 milhões de leitores por todo o mundo com este romance encantador. Esta história, brilhante em sua simplicidade e com uma sabedoria que nos estimula, é sobre um jovem pastor da Andaluzia chamado Santiago, que viaja de sua cidade natal na Espanha para o deserto do Egito em busca de um tesouro escondido perto das Pirâmides. Ao longo do caminho, ele encontra uma cigana, um homem que se diz rei e um alquimista, que lhe indicam a direção para a sua busca. Ninguém sabe que tesouro é esse, ou se Santiago será capaz de ultrapassar os obstáculos de seu trajeto. Mas o que começa como uma jornada para encontrar bens mundanos se transforma na descoberta do tesouro que se encontra dentro dele mesmo. Emocionante e profundamente humano, este clássico contemporâneo é um testamento eterno do poder transformador dos nossos sonhos e da importância de ouvirmos nossos corações.”

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

Compre na  amazon-logo :  eBook / Físico

Paulo Coelho / Editora Paralela / Literatura Brasileira, filosofia, religião e espiritualidade

Partes Favoritas:

Eu adorei o toque filosófico que consegui perceber na narrativa, em cada trecho da história é possível fazer uma analogia com a vida e levar uma lição, um ensinamento. Percebi mensagens lindas que quero levar durante a minha caminhada nesta vida em busca do meu sonho; assim como o próprio personagem que passa a buscar seu maior sonho com garra e perseverança, mesmo quando tudo parecia estar perdido.

“É justamente a possibilidade de realizar um sonho que torna a vida interessante.”

Comentários:

Eu já vi muitas pessoas falando mal dos livros do Paulo Coelho e outras tantas falando extremamente bem; acredito que este seja um daqueles casos em que ou as pessoas amam ou as pessoas odeiam. Na minha concepção consigo perceber que as pessoas que irão gostar dessa história são pessoas que se familiarizam e gostam de textos filosóficos, onde cada frase e cada palavra têm um significado. Os livros ou passagens de filósofos são muitas vezes tachados como viajados, e realmente é uma viagem que nos faz pensar e refletir sobre diversos campos da nossa realidade e dos pensamentos. Quem gosta dessas viagens, como eu, este livro é o céu!

Uma busca é o centro do contexto como também todo o caminho trilhado, além de mostrar a transformação do personagem principal diante de cada situação que ele vai passando até chegar no ponto tão desejado, tão sonhado. Um livro para pensar e filosofar, em minha opinião; trazer um entendimento muito mais do que o enfoque na ficção e fantasia, nele presentes, de uma peregrinação pelo deserto a qual o personagem está em busca de algo valioso para ele. Uma leitura fácil, leve e rápida a qual é possível perceber fé, esperança, transformação e coragem, em um contexto formulado para transformar a consciência de quem o lê e abrir sua mente.

A narrativa, em terceira pessoa, mexeu muito comigo, principalmente por eu ser fascinada por filosofia e leituras que me fazem refletir sobre a vida e seus aspectos. Me senti uma eterna filosofa ao ler este livro e comparar diversas coisas, que o personagem vive na história, com o que eu vivo ou já vivi na minha realidade. Apresentando o quanto é importante aprender com os infortúnios da vida, ver o lado bom em vários pontos do cotidiano e ter consciência das próprias ações.

Contando com um final arrebatador que mostra o quanto precisamos sair de nossa zona de conforto para descobrir o mundo e nos permitir. Ao se permitir a vida começa a ser olhada através um outro ponto de vista, e um mesmo local e/ou uma mesma pessoa podem mudar completamente.

“Quando você quer alguma coisa, todo o Universo conspira para que você realize seu desejo.”

IMG_8060

Mensagem:

Transformação, o medo de ir atrás do novo, de sair da zona de conforto e ir atrás do que se tem vontade. O medo de perder tudo, de que não dê certo e que aquela seja uma opção, um caminho, ruim a se seguir. Mostra que quando temos coragem, força e fé de ir atrás do que queremos arriscando muitas lições e caminhos podem surgir.

“Só uma coisa torna um sonho impossível: o medo de fracassar.”

Não tentar evitar que a transformação ocorra é de extrema importância. Poder perceber que dentre tudo o que está acontecendo pode, sim, existir uma luz no fim do túnel quando a perseverança e a coragem se fazem presentes; e os pontos ruins podem ser vistos como pontos positivos.

“(…), e quando todos os dias ficam iguais é porque as pessoas deixaram de perceber as coisas boas que aparecem em suas vidas sempre que o sol cruza o céu.”

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

Compre na  amazon-logo :  eBook / Físico

 

Um comentário em “O Alquimista”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s