aventura, fantasia, infantojuvenil, Literatura Estrangeira, Uncategorized

Harry Potter e a Ordem da Fênix

angie lesterSinopse: “Há uma porta ao final do silencioso corredor. E ela anda assombrando os sonhos de Harry Potter. Que outro motivo ele teria para acordar no meio da noite, gritando de pavor? Como se não bastasse ter de lidar com os exames dos Níveis Ordinários de Magia que se aproximam; a nova professora que mais parece uma Megera, o elfo doméstico que só sabe reclamar; e a crescente ameaça d’Aquele-Que-Não-Pode-Ser-Nomeado. Agora Harry Potter se vê refém dos próprios líderes do mundo bruxo, nos quais ele não pode confiar, e da fragilidade das autoridades de Hogwarts. Apesar de tudo isso (ou talvez por causa disso), ele encontra ajuda e força em seus amigos, muito além do que ele poderia imaginar. Uma lealdade sem limites e a coragem para o que for preciso; até mesmo o mais brutal dos sacrifícios.”

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

Compre na  amazon-logo :  eBook / Físico

 

Partes Favoritas:

Os personagens estão mais unidos do que nunca, no decorrer desta leitura, e isso foi uma parte que eu gostei muito; me permitiu perceber o quanto, mesmo que as pessoas tenham suas diferenças, se unir e lutar por um mesmo ideal as fazem capazes de conquistar absolutamente qualquer coisa. Achei muito bonito perceber esta abordagem neste volume, e a forma como este ponto foi trabalhado no decorrer de toda a narrativa.

Comentários:

No quinto ano em Hogwarts os alunos precisam prestar provas que iram dar um rumo em suas vidas profissionais, as N.O.M.s (Níveis Ordinários de Magia); fazendo com que Harry, Hermione e Rony fiquem muito mais atentos e tensos do que o normal. A nova professora de Defesa Contra as Artes das Trevas parece odiar qualquer aluno, menos os de Sonserina, e cria decretos a todo instante impedindo que qualquer um faça qualquer coisa que não o que ela e o Ministério da Magia pensem ser o correto. Novos ambientes, professores, seres, organizações e novos meios de ver a magia.

Um livro que contém um alto volume de páginas e traz uma riqueza de detalhes dos bruxos, mantendo o mesmo estilo de narrativa dos seus antecessores. Mesmo tendo muito detalhe a leitura não fica cansativa, os detalhes tornam a história ainda mais curiosa – detalhes estes que infelizmente acabam sendo deixados de lado, em sua maioria, na adaptação cinematográfica deste livro -. Uma completa aventura de pouco mais de 700 páginas de imersão em toda magia e bruxaria de Hogwarts que me fizeram decididamente amar mais ainda essa série de magia! Eu queria favoritar este quinto livro repetidamente!

Harry acabou se metendo em mais encrencas do que gostaria, principalmente em um momento o qual os alunos se sentem pressionados com os exames das N.O.M.s cada vez mais próximos. Novas revelações a respeito da marca na testa de Harry se fazem presentes e são essenciais para que entendamos toda a história até aqui. Hermione e Rony, nesta narrativa, conseguem ter suas próprias conquistas; bem como muitos alunos acabam se juntando e mostrando os seus potenciais em magia.

É muito interessante perceber mais coisas maduras do mundo de Hogwarts, como os personagens agora estão com 15 anos, é visível o tanto de coisas que eles tem acesso agora e que não tinham antes. Conhecemos muito mais do que nos livros anteriores, não achava que isso seria possível, a cada novo livro novos horizontes de magia se fazem presentes. Como também muito do que foi abordado nos antecessores é relembrado aqui, com carinho por parte dos personagens. Mostrando, novamente, o quanto esta série é muito bem estruturada e seus acontecimentos muito bem amarrados, principalmente quando se olha a série como um todo.

IMG_7139

Mensagem:

Como senti Harry mais maduro, com 15 anos, neste quinto volume, percebi ele e seus amigos tendo que lidar com seus próprios momentos de insegurança e frustração; aprendendo a enfrentar seu eu interior e ponderar as emoções que não nos deixam dormir durante a noite, e até ter pesadelos. Saber lidar com os infortúnios e momentos de tensão da vida pedindo ajuda às pessoas e amigos, deixando o orgulho de lado, principalmente com a mente que fica nos fazendo pensar apenas no lado negativo da situação.

– Extra –

Esse quinto volume da série foi o que eu mais notei diferenças importantíssimas entre o livro e sua adaptação cinematográfica; principalmente analisando pequenos detalhes que foram alterados no filme e que, na minha opinião, não precisariam ter sido mudados. Vou citar alguns que mais me incomodaram:

  • Os momentos na casa de Sirius mudaram e reduziram muito, significativamente eu diria;
  • Detalhes que mostraram a importância de Rony e Hermione em Hogwarts não fizeram parte do filme e nem foram mencionados. Vários momentos de conquista desses personagens foram deixados de lado;
  • O quadribol faltou no filme;
  • Como no livro anterior, cenas sobre os elfos domésticos não foram abordadas também;
  • Acontecimentos que eu gostei muito foram cortados totalmente do filme, como o hospital dos bruxos e muitos momentos e detalhes na casa de Sirius.

Em uma visão geral, a forma como as coisas foram acontecendo se alteraram. O filme conta com momentos que realmente aconteceram, mas seus detalhes e a maneira como se fizeram é que foi mudada. Com isso, acabou sendo o filme que eu menos gostei se comparado ao livro. Entendo que em uma adaptação cinematográfica precisa-se que hajam cortes de alguns trechos, mas, pra mim, a mudança de como eles aconteceram e de suas minucias não é necessária.

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

Ordem / Sequência dos Livros:

1. Harry Potter e a Pedra Filosofal

2. Harry Potter e a Câmara Secreta

3. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

4. Harry Potter e o Cálice de Fogo

5. Harry Potter e a Ordem da Fênix

6. Harry Potter e o Enigma do Príncipe

7. Harry Potter e as Relíquias da Morte

8. Harry Potter e a Criança Amaldiçoada

J. K. Rowling / Rocco / Literatura Estrangeira, fantasia, aventura, infantojuvenil

Compre na  amazon-logo :  eBook / Físico

2 comentários em “Harry Potter e a Ordem da Fênix”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s