aventura, fantasia, infantojuvenil, Literatura Estrangeira, Uncategorized

Harry Potter e o Cálice de Fogo

NOVOSinopse: “Harry Potter quer distância da família tenebrosa com quem é obrigado a conviver para poder assistir à Copa Mundial de Quadribol com Hermione, Ron e a família Weasley. Ele também quer continuar sonhando acordado com Cho Chang, de quem gosta (talvez queira mais do que apenas sonhar com ela). Ele quer descobrir quem está por trás de um mistério envolvendo escolas de magia rivais e uma competição que não acontece há mais de cem anos. Ele quer ser um bruxo normal de 14 anos. Infelizmente para Harry Potter, ele não é normal, ele é diferente – até mesmo para os padrões dos bruxos. E neste caso, ser diferente pode ser fatal.”

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

Compre na  amazon-logo :  eBook / Físico

 

Partes Favoritas:

O Torneio Tribruxo, pra mim, foi a melhor parte, principalmente por podermos conhecer outras escolas de magia, como Beauxbatons e Durmstrang. Além de o Torneio por si só ser algo muito diversificado e único. Esse sempre foi meu filme favorito e agora também é meu livro favorito (empatando com o volume 3 – O Prisioneiro de Azkaban)!

“É uma coisa estranha, mas quando se está com medo de alguma coisa, e se daria tudo para retardar o tempo, ele tem o mau hábito de correr.”

Comentários:

O livro se inicia com a Copa Mundial de Quadribol e é muito agradável ler cada pauta sobre este momento na vida de Harry junto com os Weasley. Perceber o cenário envolvido, conhecer mais sobre este esporte e ver onde se enquadram os trouxas neste momento. Um momento o qual vários bruxos de várias partes do globo se encontram em um só lugar para assistir a Copa. Após um início maravilhoso repleto de esportividade, os alunos, no começo das aulas em Hogwarts, conhecem Alastor “Olho-Tonto” Moody que é o novo Professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, um homem um tanto quanto assustador que tem muitos segredos a esconder.

Os alunos, também, recebem a notícia de que neste ano acontecerá o Torneio Tribruxo. Um campeonato que não ocorre a muitos anos, devido sua taxa de mortalidade. E consiste em um integrante de cada escola (Hogwarts, Beauxbatons e Durmstrang) participar de uma competição com desafios inusitados, a fim de se ter um único campeão. O mais divertido do campeonato é vislumbrar que existem outras escolas como Hogwarts. Além de ter mais ação e mais magia, fora da sala de aula, neste volume, se comparado aos livros antecessores, em minha opinião. Também se mostra um livro mais forte, traz até algumas indagações sobre escravidão.

Nos outros volumes conhecemos mais a própria escola e seus alunos. Aqui as pontas da leitura se estendem e ultrapassam os muros de Hogwarts. Sendo notável como os momentos de ação vão aumentando junto com o repertório de feitiços que os personagens sabem, como se estes pontos aumentassem conforme Harry, Rony e Hermione vão crescendo.

Esse sempre foi meu filme preferido, por se tratar de uma competição e envolver mais espírito esportivo. Mostrando os personagens crescendo e se desenvolvendo. A autora soube intercalar e estruturar cada momento de ação com outros elementos da leitura, de forma a deixar curiosidade no ar e fazer seu leitor não querer largar o livro. Com um final emocionante, o qual eu praticamente vi a cena em 3D na minha frente.

IMG_5760

Mensagem:

Neste volume, no quarto ano da escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts eu percebi os personagens sendo obrigados a crescer e já começarem a assumir suas responsabilidades. Harry, Rony e Hermione passam por situações, neste ano, que fazem com que eles saiam de suas zonas de conforto. Com isso, eles se tornam mais fortes e mais preparados ao que está por vir em suas vidas. Principalmente, provações da própria amizade deles que acaba por se fortalecer ainda mais depois de momentos ímpares.

“Se você quer saber com um homem é, veja como ele trata os inferiores, e não os iguais.”

– Extra –

A cada livro que leio, da série, eu percebo o quanto não foi relatado nos filmes coisas que são de extrema importância para o entendimento geral da trama. Pontos chave, que parecem sem importância em um primeiro momento, dos personagens e da história em si, foram deixados de lado.

Eu sempre fui apaixonada pelos filmes, mas, após ler os livros, os filmes perderam um pouco sua credibilidade. Os livros são um aprofundamento de cada detalhe presente em Hogwarts, enquanto os filmes podem ser vistos como um resumo deles, em minha opinião. Alguns pontos, novamente, me incomodaram por serem diferente do livro:

  • O local onde Harry, Hermione e os Weasley assistiram a Copa Mundial foi mudado no filme. Detalhe que fez muita diferença durante toda a leitura do livro, foi um ponto bem chave para o entendimento de muitas coisas;
  • A própria copa que acabou sendo referenciada de forma rápida no filme e foi uma parte bem legal de ler;
  • Os elfos tiveram maior destaque durante este livro, mas não apareceram no filme;
  • A entrada das escolas de Beauxbatons e Durmstrang também teve uma diferença. Mas, como em todos os filmes eu apontei algo em que o filme fora melhor que o livro, a entrada das escolas no filme foi espetacular;
  • Desta vez o filme não aumentou a ação, porque esta leitura apresentou muita ação! Acredito que apenas a parte dos dragões tenha sido aumentada no filme;
  • Uma coisa pequena, mas que me incomodou bastante, justamente por ser algo simples, foi o vestido da Hermione. No filme é rosa, mas no livro ele é azul;
  • Não é Neville Longbottom que ajuda Harry a respirar embaixo da água no livro, mas no filme é.

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

Ordem / Sequência dos Livros:

1. Harry Potter e a Pedra Filosofal

2. Harry Potter e a Câmara Secreta

3. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

4. Harry Potter e o Cálice de Fogo

5. Harry Potter e a Ordem da Fênix

6. Harry Potter e o Enigma do Príncipe

7. Harry Potter e as Relíquias da Morte

8. Harry Potter e a Criança Amaldiçoada

J. K. Rowling / Rocco / Literatura Estrangeira, fantasia, aventura, infantojuvenil

Compre na  amazon-logo :  eBook / Físico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s