aventura, fantasia, infantojuvenil, Literatura Estrangeira, Uncategorized

Harry Potter e a Câmara Secreta

novo

Sinopse: “O segundo ano de Harry na escola de Hogwarts está cheio de novos perigos e horrores, incluindo um professor completamente metido chamado Gilderoy Lockhart, o espírito de uma garota chamada Murta que Geme, que assombra o banheiro das meninas, e a embaraçosa atenção da irmãzinha caçula de Rony, Gina.
Mas tudo parece pequeno quando um problema de verdade aparece e alguém – ou alguma coisa – começa a petrificar os aluno de Hogwarts. Será que foi Draco Malfoy, que anda ainda mais venenoso que o normal? Será que foi Hagrid, cujo passado misterioso começa a vir a tona? Talvez tenha sido o suspeito número um que toda a escola… o próprio Harry Potter!”

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

Compre na  amazon-logo :  eBook / Físico

 

Partes Favoritas:

Acabou me encantando todo o clima de mistério, que gerou certa investigação e procura por uma resolução. Além de as novas magias e descobertas com relação a vida de Hagrid e o ambiente único criado pela autora.

O legal é que a autora acaba deixando seu leitor curtir todo o universo e o enredo mágico. Muitos autores, às vezes, se preocupam em colocar pontos necessários para a trama e esquecem de aproveitar a escrita, aproveitar o ambiente criado.

“São as nossas escolhas, Harry, que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades.”

Comentários:

O segundo ano em Hogwarts já começa com Harry sendo impedido de chegar a escola. Perseverante, ele dá um jeitinho meio contra as regras e consegue chegar junto com Rony em um carro voador. Ao chegarem percebem que algo sério está acontecendo na escola, algo que pensava-se ser apenas uma lenda, mas alunos cujas famílias são trouxas estão sendo petrificados pelos corredores. Há uma câmara secreta que nem mesmo o diretor de Hogwarts, Dumbledore, sabe ao certo o que nela está guardado.

Um toque de investigação, um ar de suspense se faz presente, onde os pontos demoram para serem descobertos e, enquanto não o são, curtimos junto dos três amigos, Rony, Hermione e Harry, em uma narrativa em terceira pessoa, as aulas de magia e bruxaria. Novos lugares, aulas e animais são apresentados. Um novo professor de defesa contra as artes das trevas, Gilderoy Lockhart, se tornou um chato e metido que, na verdade, mais falava do que fazia. A história se focou bastante em explicar um pouco sobre as pontas soltas, principalmente sobre Hagrid, o guarda-caça, que ficaram no livro anterior.

Algo que me chamou atenção, logo no primeiro capítulo, foi o fato de a autora situar seu leitor e fazer um breve resumo dos acontecimentos do livro anterior. Isso é muito importante, principalmente em histórias de fantasia, devido ao fato de, muitas vezes, o leitor se esquecer de alguma coisa, por causa do tempo entre um livro e outro da série e, também, para salientar ainda mais o conteúdo fantástico criado; mostrando domínio do contexto por parte da autora.

Percebi, mais ainda, nesta leitura, o quanto Harry sente empatia pelas pessoas ao seu redor e isso se deu, principalmente, pela sua criação de forma humilde. Senti que Dumbledore sempre parece saber o que está acontecendo mas nunca tenta impedir, como se alguma profecia estivesse escrita ditando que aquilo vai acontecer de qualquer forma. Com relação ao filme, fazendo uma comparação, senti que no filme os momentos de ação são mais intensificados e mais aumentados do que no livro.

captura de tela 2019-01-10 às 22.50.25

Mensagem:

Uma mensagem, que me pareceu em destaque, é o fato de quantos problemas e preocupações Harry enfrenta em Hogwarts, mesmo sendo um ambiente de magia onde tudo era pra ser “curtição”, mostrando que até lá existem dificuldades. Se mostra muito próximo ao que acontece com cada ano de nossas vidas, sempre temos novas batalhas e novas lutas.

Algo que me chamou a atenção foi a coragem desses 3 bruxos, remetendo ao quanto crianças de 12 anos são extremamente corajosas e os seus pais precisam impor limites do que é seguro fazer ou não. Um exemplo, que cabe na história do livro, é o fato de crianças não terem certa noção de que não se pode mexer com alguns insetos, como as aranhas. Então, o livro acaba acompanhando exatamente a evolução de uma criança, no primeiro volume aparece esta se descobrindo e descobrindo o mundo ao seu redor e agora, no segundo, percebendo sua coragem e do que é necessário ter medo.

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

Ordem / Sequência dos Livros:

1. Harry Potter e a Pedra Filosofal

2. Harry Potter e a Câmara Secreta

3. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

4. Harry Potter e o Cálice de Fogo

5. Harry Potter e a Ordem da Fênix

6. Harry Potter e o Enigma do Príncipe

7. Harry Potter e as Relíquias da Morte

8. Harry Potter e a Criança Amaldiçoada

J. K. Rowling / Rocco / Literatura Estrangeira, fantasia, aventura, infantojuvenil

Compre na  amazon-logo :  eBook / Físico

2 comentários em “Harry Potter e a Câmara Secreta”

  1. Amei o post! Harry Potter é uma das melhores sagas do mundo! O que mais faz a gente se identificar (eu, por exemplo, cresci lendo) é que ele, apesar de tudo, é um “menino comum”, não possui nada de excepcional, além de sua coragem. Não se destaca nas aulas, nem nada parecido. É um herói com defeitos e qualidades, humano ❤️

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s