aventura, fantasia, infantojuvenil, Literatura Estrangeira, Uncategorized

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

NOVO

Sinopse: “Durante 12 longos anos, a assustadora fortaleza de Azkaban manteve prisioneiro o bruxo Sirius Black. Condenado pelo assassinato de 13 pessoas com um só feitiço, alguns acreditam que Black seja o mais fiel dos seguidores d’Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado. Agora ele fugiu da prisão. E os guardas da prisão disseram que Black andara repetindo a seguinte frase durante o sono “Ele está em Hogwarts… ele está em Hogwarts.” Será que o perigoso bruxo esta vindo atras de Harry?
Seja como for, Harry não está seguro, nem mesmo dentro de sua escola de magia, cercado por seus amigos. Principalmente porque, para piorar as coisas, pode haver um traidor entre as pessoas que o cercam.”

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

Compre na  amazon-logo :  eBook / Físico

 

Partes Favoritas:

Os novos elementos utilizados neste volume, as novas magias, a abordagem de Azkaban e um pouco mais do que ocorreu na noite em que os pais de Harry foram mortos. O novo conteúdo, dessa fantasia, foi o que despertou meu grande interesse e se tornou um dos pontos chaves na leitura. Sem contar, os momentos em que partes do enredo vão se conectando aos livros antecessores, mostrando e dando forma a uma estrutura textual extremamente inteligente.

“O que você mais teme é o medo.”

Comentários:

Harry se mostra mais seguro, agora em seu terceiro ano em Hogwarts com novas aulas e novas responsabilidades, acaba de certa forma “enfrentando” seus tios, durante as férias, e saindo pelas ruas. Ao sair, Harry acaba conseguindo uma carona que o leva até o beco diagonal. Lá ele descobre que um prisioneiro, Sirius Black, de Azkaban está a solta, e que esse prisioneiro pode estar atrás dele, por motivos que o farão descobrir coisas curiosas sobre a morte de seus pais. Mesmo lendo após já conhecer a história, devido aos filmes, é uma leitura que cativa, que consegue envolver mesmo aquele que já conhece seu enredo.

Os elementos presentes na narrativa, em terceira pessoa, que se apresentou com toques de humor, me fizeram relembrar o quanto este volume sempre foi o meu preferido quando eu assistia aos filmes, pois mostra bastante das aulas e aproveita mais o espaço bonito de Hogwarts, enquanto o segundo volume não foi tanto por este caminho, em minha opinião. Uma história inteligente, onde seus pontos se conectam com pontos dos livros anteriores, amarrando bem a leitura e passando segurança ao leitor com toda a estrutura do enredo. Me fazendo pensar, novamente, o quanto a autora já sabia exatamente o que escrever e onde queria chegar ao começar a série.

No terceiro ano em Hogwarts os alunos podem, com permissão de seus pais ou tutores, visitar o povoado chamado Hogsmeade onde o três vassouras vende a melhor cerveja amanteigada e a Dedos de Mel os melhores doces! Uma aventura mágica e deliciosa se fez nesta história devido a tal exploração pelos arredores de Hogwarts, onde também conhecemos detalhes sobre Azkaban, seus prisioneiros e os guardas – os dementadores.

Um novo professor contra as artes das trevas se apresenta, professor Lupin que parece ter um segredo sobre si próprio. Itens novos também se fazem presentes como o mapa do maroto e o vira tempo, itens importantíssimos que auxiliam os personagens principais! A melhor parte, pra mim, é o jogo da final do campeonato de quadribol, narrado de forma linda e eletrizante!! Até agora é meu livro preferido da série!

Captura de Tela 2019-01-28 às 13.55.27
Gostei tanto do filme, quando lançou, que em 2004 (tinha 9 anos) eu ganhei o jogo para PC do filme – que está na foto.

Mensagem:

As crianças de 13 anos percebem que as dificuldades e problemas não estão só ao seu redor, mas que podem vir de longe e de fora do ambiente em que estão. Além de retratar sobre a confiança em terceiros, o quanto é difícil conseguir confiar em alguém e se manter confiando. E o quando as amizades verdadeiras nos impulsionam para frente e nos amparam em momentos difíceis.

Algo que me chamou mais a atenção é o fato de o quanto os adultos acabam se frustrando com tudo o que ocorre. Enquanto as crianças fazem de tudo para resolver, nem que pareça impossível tal resolução.

“As consequências de nossos atos são sempre tão complexas, tão diversas, que predizer o futuro é uma tarefa realmente difícil…”

– Extra –

Um ponto durante a leitura que me deixou pensativa foi o fato de, no livro, o “3/4” ser mencionado em uma referência às torcidas nas arquibancadas durante o jogo da final do campeonato de quadribol. Me remetendo ao primeiro livro, no qual o número da plataforma foi alterado na tradução para o português, mas se no primeiro este número se modificou porque no terceiro não?

Foi o filme que eu mais notei diferenças, que me incomodaram, se comparado ao livro. Foram algumas:

  • A forma como o professor Lupin confisca o mapa do maroto de Harry é diferente entre o livro e o filme;
  • Senti muito a falta da final do campeonato de quadribol, que é extremamente emocionante e empolgante no livro;
  • Faltou detalhes sobre o aniversário de Harry e o Natal que têm no livro e não no filme!!
  • O voo de Bicuço que tem no filme, mas não no livro foi um ponto que eu gostei!!
  • E, novamente, no filme, as partes de ação são aumentadas significativamente e mais dramatizadas do que no livro.

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

Ordem / Sequência dos Livros:

1. Harry Potter e a Pedra Filosofal

2. Harry Potter e a Câmara Secreta

3. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

4. Harry Potter e o Cálice de Fogo

5. Harry Potter e a Ordem da Fênix

6. Harry Potter e o Enigma do Príncipe

7. Harry Potter e as Relíquias da Morte

8. Harry Potter e a Criança Amaldiçoada

J. K. Rowling / Rocco / Literatura Estrangeira, fantasia, aventura, infantojuvenil

Compre na  amazon-logo :  eBook / Físico

Um comentário em “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s