aventura, fantasia, infantojuvenil, Literatura Estrangeira, Uncategorized

Harry Potter e a Pedra Filosofal

angie lester (1)Sinopse: “A vida do menino Harry Potter não tem um pingo de magia. Ele vive com os tios e o primo, que não gostam nem um pouco dele. O quarto de Harry é, na verdade, um armário sob a escada, e ele nunca comemorou um aniversário sequer em onze anos.
Até que, um dia, Harry recebe uma carta misteriosa, entregue por uma coruja: um convite para estudar num lugar incrível chamado Escola de Magia e Bruxaria Hogwarts. Lá ele vai encontrar não só amigos, esportes praticados em vassouras voadoras e magia para todo lado, como também seu destino, que espera por ele desde que nasceu… Se ele sobreviver a tudo que esta descobrindo, é claro.”

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

Compre na  amazon-logo :  eBook / Físico

 

Partes Favoritas:

Toda a magia e bruxaria em Hogwarts. Todo o mundo criado que envolve a trama se tornou minha parte favorita, já era antes mesmo de eu ler o livro quando só havia visto os filmes. Após ler, aumentou significativamente a minha vontade de receber uma carta para ir à Hogwarts!!! A ideia e estrutura desse enredo são maravilhosas, a autora teve uma criatividade incrível que cativa, principalmente aqueles que gostam de magia e de uma boa dose de fantasia!!!

“Não faz bem viver sonhando e se esquecer de viver, lembre-se.”

Comentários:

Eu estava um tanto quanto apreensiva com esta leitura, pelo fato de ter assistido o filme, em VHS (para quem não era desse tempo, o VHS veio antes do DVD, como reprodutor de filmes), quando era criança e por ter acompanhando toda a história e amado muito. Os meus medos eram que o livro fosse arrastado ou que puxasse muito pro lado juvenil e ficasse bobo. Mas os meus medos foram desnecessários, já no início da leitura eu me envolvi com facilidade e percebi o quanto o filme foi uma excelente adaptação do livro.

A impressão que tive, na história, é que a autora já sabia exatamente para onde ela queria conduzir o enredo quando o iniciou. Tudo é muito bem estruturado e escrito com segurança, de maneira inteligente. Um livro que mostra uma certa conquista pessoal, uma conquista interior por parte de cada personagem, acabam enfrentando aventuras que os tiram da zona de conforto. Um mundo muito novo, algo que me surpreendeu muito é que eu consegui entrar nesta história, me sentindo uma aluna de Hogwarts.

“Afinal, para a mente bem estruturada, a morte é apenas a grande aventura seguinte.”

Tudo gira em torno de uma pequena pedra, a Pedra Filosofal, tudo é conduzido para entendermos o seu significado e o que ela traz ao mundo dos bruxos. Harry Potter está em um momento de se conhecer, saber quem ele realmente é, quem seus pais foram e tudo o que o mundo da magia envolve. O leitor vai sendo conduzido em uma narrativa em terceira pessoa, conhecendo o mundo mágico de Hogwarts junto de Harry e seus amigos Hermione, Rony e até Neville que é todo atrapalhado, o que dá certo toque de humor à história.

De forma divertida, fantástica e mágica contando, ainda, com vassouras voadoras, poções, centauros, unicórnios, fantasmas, varinhas… Também, é apresentado o fato de existir certo preconceito na escola, mesmo sendo uma de bruxaria, com relação aos trouxas (pessoas que não possuem magia) ou com os alunos cujos pais têm pouca condição financeira.

“A verdade é uma coisa bela e terrível, e portanto deve ser tratada com grande cautela.”

captura de tela 2019-01-03 às 18.32.16

Mensagem:

O ponto de que Harry não tinha nada, vivia de forma extremamente simples e humilde, não sabia de todos os seus poderes e quem foram seus pais. De repente tudo foi se revelando, mostrando o quanto ele é importante e conhecido. Acredito que, neste momento, sua “estrelinha” brilhou. O que pode acontecer no mundo real, também. Passamos por situações difíceis na vida, mas em algum momento, lá na frente, entenderemos o real propósito de tudo o que estamos vivendo.

“É preciso muita audácia para enfrentarmos os nossos inimigos, mas igual audácia para defendermos os nossos amigos.”

E, o quanto conhecer e saber mais sobre o nosso próprio medo pode ajudar a diminuí-lo. Dar menos importância ao medo faz com que ele perca seu “poder”.

“Sempre chame as coisas pelo nome que têm. O medo de um nome aumenta o medo da coisa em si.”

 

– Extra –

Algumas coisas diferenciaram o livro do filme. Dois pontos em especial, em minha opinião:

  • O fato do número da plataforma ser “nove e meia” no livro traduzido para o português e não “9 ¾” (como aparece no filme e na versão original do livro). Segundo algumas fontes, isso se deu pelo fato de a tradutora, do livro, achar que as crianças brasileiras leriam com maior dificuldade sendo “3/4”;
  • Quando Hermione faz o feitiço, no filme, “oculus reparum” para arrumar o óculos de Harry, esta parte não aparece neste primeiro livro.

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

Ordem / Sequência dos Livros:

1. Harry Potter e a Pedra Filosofal

2. Harry Potter e a Câmara Secreta

3. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

4. Harry Potter e o Cálice de Fogo

5. Harry Potter e a Ordem da Fênix

6. Harry Potter e o Enigma do Príncipe

7. Harry Potter e as Relíquias da Morte

8. Harry Potter e a Criança Amaldiçoada

J. K. Rowling / Rocco / Literatura Estrangeira, fantasia, aventura, infantojuvenil

Compre na  amazon-logo :  eBook / Físico

Um comentário em “Harry Potter e a Pedra Filosofal”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s