aventura, fantasia, infantojuvenil, Literatura Estrangeira, Uncategorized

Harry Potter e as Relíquias da Morte

angie lesterSinopse: “Em Harry Potter e as Relíquias da Morte, o encontro inevitável com Lord Voldemort não pode mais ser adiado. Harry, no entanto, precisa ganhar tempo para encontrar as Horcruxes que ainda estão faltando. E, pelo caminho, descobrir o que são afinal as Relíquias da Morte e como ele pode usá-las contra o Lorde das Trevas. Seguindo as poucas pistas deixadas por Dumbledore, Harry conta apenas com a ajuda dos leais amigos Rony e Hermione. Juntos, eles percorrem lugares nunca visitados, descobrem histórias nebulosas sobre pessoas queridas e acabam por desvendar mistérios que os incomodavam há muito tempo.”

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

Compre na  amazon-logo :  eBook / Físico

 

Partes Favoritas:

Gostei muito de perceber o fechamento de pontas de uma maneira tão bem estruturada e delineada, ao longo de cada um dos livros da série. Conhecer a história de Dumbledore e a relação de Severo Snape com toda a trama me confortou muito neste volume, e fez com que toda a história tivesse um sentido muito bonito, ao meu ver.

“Coisas desse tipo sempre parecem mais legais faladas do que realmente foram.”

Comentários:

Enfim a conclusão da série com suas muitas considerações e respostas, principalmente em se tratando de Dumbledore e Severo Snape. Finalmente compreendemos a importância dessas duas figuras em toda a trajetória de Harry e o quanto todos os personagens e seres foram de grande importância na batalha final, tão esperada e que levou sofrimento e desgaste aos personagens. Confesso que bateu uma tristeza ao terminar o livro e perceber que terminou a aventura dos personagens tão queridos que conquistaram o meu coração. Talvez, esse tenha sido o maior motivo de eu não o ter favoritado. Partiu meu coração, me deixou em lágrimas, mas também me trouxe esperança e conforto.

A história é focada em uma busca, uma aventura com base na eliminação das Horcruxes para se conseguir o enfraquecimento de Voldemort. No decorrer do caminho, Harry e seus amigos percebem, de maneira mais abrangente, o mundo bruxo fora dos portões de Hogwarts. Com o caos instaurado, as pessoas estão preocupadas em salvar suas famílias. As amizades são postas a prova uma última vez. Inseguranças do passado são estruturadas para amadurecer cada um dos personagens, os permitindo evoluir. Além das Horcruxes também somos apresentados às relíquias da morte, elementos que Harry, Rony e Hermione não esperavam encontrar diante de suas buscas e que pode os ajudar mais do que imaginam.

A busca pelas Horcruxes leva os personagens a lugares desconhecidos sendo caçados, em uma jornada mágica, por Voldemort e os comensais da morte no processo. Perdas difíceis durante a leitura se fazem presentes, o que me deixou triste. Foi o livro que mais me abalou diante de suas perdas, além das lembranças de boa parte do que aconteceu nos livros anteriores, dando a sensação de nostalgia. Tudo muito bem delineado, uma escrita de extrema inteligência. Seus únicos defeitos foram: acabar e me fazer querer saber mais da vida dos personagens em seu epílogo, me deixou na curiosidade e na saudade.

Me encontrei com receio, antes de iniciar a leitura, de ela ser cansativa por este livro não se passar em Hogwarts. Claro que senti falta da escola de magia e bruxaria, no começo os personagens pensam muito antes de agir, mas não achei cansativa a leitura. Na minha concepção, me remeteu ao momento no mundo real de saída da escola, quando é preciso enfrentar o mundo lá fora e o que ele guarda, usando tudo o que foi ensinado e aprendido.

“Nenhum poderá viver, enquanto o outro sobreviver, e um de nós está prestes a partir para sempre (…)”

IMG_8783

Mensagem:

Fica evidente a luta contra os próprios medos, cada um dos personagens precisou lutar e superar seus medos em cada um dos livros, sabendo lidar e tendo coragem. Este volume mostra esta prática no mundo real, desta vez sem escola, sem a parte de: se errar está tudo bem. Ao errar na vida real a sua cabeça pode estar em jogo. Nos é jogado uma responsabilidade enorme ao terminar os estudos. Ter que viver, desta vez, sem aquele auxílio.

Durante toda a série vi a evolução dos personagens e fiz um comparativo, em todas as mensagens de suas respectivas resenhas, com coisas que realmente vamos vivendo com o passar dos anos, ao longo do amadurecimento – ao longo da trajetória da vida. Neste livro, em minha opinião, fica mais claro essa relação de amadurecimento com a nossa vida real. Os personagens também perceberam muita coisa sobre si próprios, mostrando o quanto amadurecer traz consciência nas ações de cada um.

J. K. Rowling / Rocco / Literatura Estrangeira, fantasia, aventura, infantojuvenil

– Extra –

Comparando o filme com o livro algumas explicações foram alteradas, não de uma maneira ruim, principalmente se você ver o filme sem criar expectativas. Pequenos detalhes e os conhecimentos que os personagens têm são alterados na adaptação cinematográfica. Mas comparado aos filmes anteriores, este filme explica melhor e com  mais calma o que se passa nas cenas, até por ser dividido em duas partes.

Analisando a parte 1 e 2 como um todo, a parte 2 conta com toda a parte de ação e o que mais me incomodou nas duas partes da adaptação foi:

  • Pularem o aniversário de Harry no filme;
  • Muita coisa na casa dos Weasley é deixada de lado e partes no encontro com o elfo “Monstro”;
  • Um detalhe de extrema importância na imagem de Harry, durante toda a festa de casamento de Fleur e Gui, foi deixado de lado no filme;
  • Detalhes da cidade natal de Harry não apareceram, infelizmente, no filme;
  • Explicações da vida de Dumbledore foram deixados em segundo plano;
  • Queria muito as partes no salão comunal da Corvinal.

Mesmo diante desses pontos citados, gostei muito do desfecho na adaptação, conseguiu emocionar e foi muito próximo dos acontecimentos narrados no livro.

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

Ordem / Sequência dos Livros:

1. Harry Potter e a Pedra Filosofal

2. Harry Potter e a Câmara Secreta

3. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

4. Harry Potter e o Cálice de Fogo

5. Harry Potter e a Ordem da Fênix

6. Harry Potter e o Enigma do Príncipe

7. Harry Potter e as Relíquias da Morte

8. Harry Potter e a Criança Amaldiçoada

 

Compre na  amazon-logo :  eBook / Físico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s