aventura, fantasia, Literatura Estrangeira, Uncategorized

Sombra e Ossos

Sinopse: “Em um país dividido pela Dobra das Sombras – uma faixa de terra povoada por monstros sombrios – e no qual a corte real está repleta de pessoas com poderes mágicos, Alina Starkov pode se considerar uma garota comum. Seus dias consistem em trabalhar como cartógrafa no Exército e em tentar esconder de seu melhor amigo, Maly, o que sente por ele.
Quando Maly é gravemente ferido por um dos monstros que vivem na Dobra, Alina, desesperada, descobre que é muito mais forte do que pensava: ela consegue invocar o poder da luz, a única coisa capaz de acabar com a Dobra das Sombras e reunificar Ravka de uma vez por todas.
Por conta disso, Alina é enviada ao Palácio para ser treinada como parte de um grupo de guerreiros com habilidades extraordinárias, os Grishas. Sob os cuidados do Darkling, o Grisha mais poderoso de todos, Alina terá que aprender a lidar com seus novos poderes, navegar pelas perigosas intrigas da corte e sobreviver a ameaças vindas de todos os lados.”

border-159926_960_720

Partes Favoritas:

Eu gostei muito da construção de toda a narrativa, a maneira simples e bem traçada como tudo acontece! Fantasias que possuem segmentações e grupos com diferentes habilidades, como esta, me prendem do início ao fim!

Comentários:

Somos apresentados à um país dividido por um pedaço de sombras, conhecido como Dobra e habitado por monstros, onde sua população vive de maneira ímpar. A narrativa conta com vários nomes e segmentações de grupos com diversos poderes, denominados Grishas. Mesmo possuindo uma estruturação de ambiente e de personagens, a autora conseguiu tornar a história simples, como se o mundo ali presente fizesse parte do dia a dia. É um livro introdutório, o qual não mostra totalmente tudo o que a protagonista é capaz, em minha opinião.

A leitura é rápida e fluída e os acontecimentos não se demoram mais do que o necessário para acontecerem. A narrativa, em primeira pessoa, é realizada por Alina, uma jovem aparentemente comum, mas que se descobre dona de um poder importante, principalmente em um país cortado por sombras. Senti a jovem ainda se descobrindo, talvez por não ter certeza de quem é. Ela não ganha muita voz ou possui grandes opiniões ao longo da leitura. Porém, me deu a impressão de que Alina irá evoluir nos próximos volumes da série!

Interessante como o contexto aborda vários momentos gostosos de serem lidos, desde as descobertas da protagonistas, até seu treinamento, sua vida em meio ao luxo e se percebendo uma jovem com poderes extraordinários! Junto de Maly, seu amigo de infância, e Darkling que surge após os poderes da protagonista virem à tona, uma aventura poderosa invade as páginas!

>> Os Grishas são divididos, segundo a série de livros, em: Corporalki (a ordem dos vivos e dos mortos – Sangradores e Curandeiros); Etherealki (a ordem dos conjuradores – aeros, infernais e hidros); Materialki (a ordem dos fabricadores – durastes e alquimistas).

A série televisiva me chamou atenção por representar muito bem a personalidade da protagonista. Alguns personagens que são mostrados não estão neste livro; através de algumas pesquisas notei que são mencionados em uma duologia que vem após os acontecimentos da trilogia, em um spin-off. Fiquei curiosa para ler toda a série e correr para a duologia! Ainda, achei incrível como foi retratada a Dobra na série da Netflix, exatamente da maneira como imaginei!

Mensagem:

O livro em si aborda o despertar de Alina, a descoberta de sua força e de suas capacidades. Diante disso, é possível perceber o quanto esta personagem acabou se reprimindo até perceber o quanto é poderosa; o quanto seus poderes podem mudar toda a trajetória da população, a qual vive constantemente com medo da Dobra. Tal ponto, de a protagonista se reprimir, me fez pensar o quanto não sabemos a força que possuímos, até que a nossa única opção seja usar toda essa força e seguir!

border-159926_960_720

Ordem / Sequência dos Livros (Grishaverso):

1. Sombra e Ossos

2. Sol e Tormenta

3. Ruína e Ascensão

Spin-off (Six of Crows):

1. Six of crows: Sangue e mentiras

2. Crooked Kingdom: Vingança e Redenção

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s