aventura, fantasia, Literatura Estrangeira, mitologia, Uncategorized

Mitologia Nórdica

Sinopse: “Uma jornada da origem do universo até o fim do mundo. Quem, além de Neil Gaiman, poderia se tornar cúmplice dos deuses e usar de sua habilidade com as palavras para recontar as histórias dos mitos nórdicos? Fãs e leitores sabem que a mitologia nórdica sempre teve grande influência na obra do autor. Depois de servirem de inspiração para clássicos como Deuses americanos Sandman, Gaiman agora investiga o universo dos mitos nórdicos. Em Mitologia nórdica, ele vai até a fonte dos mitos para criar sua própria versão, com o inconfundível estilo sagaz e inteligente que permeia toda a sua obra. Fascinado por essa mitologia desde a infância, o autor compôs uma coletânea de quinze contos que começa com a narração da origem do mundo e mostra a relação conturbada entre deuses, gigantes e anões, indo até o Ragnarök, o assustador cenário do apocalipse que vai levar ao fim no mundo. Às vezes intensos e sombrios, outras vezes divertidos e heroicos, os contos retratam tempos longínquos em que os feitos dos deuses eram contados ao redor da fogueira em noites frias e estreladas. Mitologia nórdica é o livro perfeito para quem quer descobrir mais sobre a mitologia escandinava e também para aqueles que desejam desvelar novas facetas dessas histórias. Mitologia nórdica é uma obra de referência, um novo e precioso registro dos pouco conhecidos mitos escandinavos.”

border-159926_960_720

Partes Favoritas:

Conhecer mais sobre os aspectos dos mitos nórdicos, sem dúvida, foi o ponto que mais gostei durante a minha leitura! Cultura e costumes bem diferentes, além de a mitologia nórdica destacar o que era importante para seus deuses.

Comentários:

Este livro apresenta contos curtos e rápidos, cada qual com uma história mitológica diferente e linear. Claro que Thor e Loki são os que mais aparecem! Me surpreendi ao perceber o quanto Loki causa praticamente toda a discórdia presente na narrativa. Não é um livro super aprofundado na mitologia, mas dá leves pinceladas no contexto geral. Leitura fácil e, mesmo que cada conto possua começo, meio e fim, se interligam, construindo uma corrente cronológica de histórias divertidas!

Logo no início, há uma breve explicação de quem são os personagens mais citados dentro da mitologia nórdica; além de descrever um pouco como os nove mundos (Asgard, Álfheim, Nídavellir, Midgard, Jotunheim, Vanaheim, Niflheim, Muspell), segundo os mitos, são divididos. Em seu final, há um glossário, o qual apresenta diversos termos usados durante o livro, contextualizando o seu leitor. É bem interessante perceber algumas particularidades e entender mais sobre o assunto!

Mensagem:

Durante a narrativa de cada conto, há passagens com frases impactantes que trazem reflexão, dando um ar mais “dramático” a leitura. A que mais me chamou atenção foi:

O sábio nada respondeu: é raro cometer erros quando se está calado.”

border-159926_960_720

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s