aventura, fantasia, infantojuvenil, Literatura Estrangeira, Uncategorized

Percy Jackson e os Olimpianos: O Mar de Monstros

angie lesterSinopse: “O Mar de Monstros é o segundo volume da série Percy Jackson e os olimpianos, best-seller do The New York Times. Nessa nova aventura, Percy e seus amigos estão em busca do Velocino de Ouro, único artefato mágico capaz de proteger da destruição seu lugar predileto e, até então, o mais seguro do mundo: o Acampamento Meio-Sangue. Com o envenenamento da árvore de Thalia por um inimigo misterioso, as fronteiras mágicas que protegem o Acampamento estão ameaçadas, e é preciso buscar o antídoto. Assim, nossos heróis partem em uma arriscada e incrível viagem pelo Mar de Monstros, localizado nas coordenadas 30-31-75-12: uma referência ao Triângulo das Bermudas. Lá, enfrentam seres fantásticos e muitos perigos e situações inusitadas, que põem à prova seu heroísmo e sua herança – quando Percy irá questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição. Combinando fatos contemporâneos com mitologia, fantasia com erudição, O Mar de Monstros diverte, encanta e ensina pais e filhos.”

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

Rick Riordan / Intrinseca / Literatura Estrangeira, Fantasia, Aventura, Infantojuvenil

Partes Favoritas:

A mitologia que se faz referenciada em situações e locais conhecidos e reais é bem curiosa! Sem dúvidas deixa seu leitor sonhador, como eu, pensando se poderiam ser reais alguns dos conceitos trazidos.

“Percy, a parte mais difícil de ser um deus é que você, muitas vezes, precisa agir indiretamente, em especial quando se trata dos próprios filhos.”

Comentários:

Após um ano praticamente normal e totalmente humano, Percy Jackson se vê no último dia na escola em uma luta contra seres mitológicos na aula, a princípio comum, de educação física e a partir daí a história se inicia. Neste segundo volume da série, narrado em primeira pessoa por Percy, a aventura fica por parte de encontrar Grover, um sátiro, e também, coincidentemente ou não, um objeto presente na mesma ilha que o jovem amigo de Percy está; objeto este com o poder de salvar o acampamento Meio-Sangue, cujas fortalezas estão ruindo. Contando ainda com o apoio de Anabeth e Tyson, um ciclope. Começa uma nova busca para salvar tudo o que for possível e levar justiça. Estes heróis precisam ter coragem para enfrentar o temido Mar de Monstros!

A história vai se desenrolando e também relembrando alguns dos acontecimentos do volume anterior os quais são fundamentais para o entendimento do que está descrito nestas páginas. É interessante a relação aqui feita com o triângulo das bermudas e com outros seres e deuses gregos. A mitologia é a base para todo o enredo, deixando cada linha curiosa e repleta de conteúdo. Uma leitura fácil, recheada de fantasia e que prende a atenção! A partir do primeiro capítulo é impossível largar este exemplar. Segue a mesma linha do livro anterior com mais ação e novos ambientes! Expondo um desfecho surpreendente, deixando o leitor ansioso para ler a sequência.

É curioso notar o quanto a forma de escrita do autor transforma cada um dos personagens ao longo de toda a narrativa e, também, faz com que seu leitor tenha carinho por eles. Acredito que seja praticamente impossível não se sentir pertencente ao acampamento Meio-Sangue ou se sentir amigo dos protagonistas!

IMG_7203

Mensagem:

Tyson, por ser um ciclope, acabou sendo meio rejeitado por alguns personagens. Ciclopes não são seres muito confiáveis e nem muito do bem para os protagonistas desta série. Então percebi a mensagem como sendo primeiramente o rótulo e também a generalização de um rótulo. Por rotularem Tyson como apenas aquele ser que pensavam conhecer, o generalizaram pensando que seria como os outros. Porém o jovem Tyson mostrou como é possível ser diferente e melhor, mesmo pertencendo a um grupo de seres cuja predominância é de seres maus.

– EXTRA –

Com o intuito de não deixar repetitivo o que já mencionei na resenha do primeiro volume, a respeito da comparação entre filme e livro, vou mencionar de forma mais dinâmica devido ao que coloquei lá se aplicar aqui também. Destaco o fato de os acontecimentos serem distorcidos e muito diferentes na obra cinematográfica. As adaptações e mudanças fugiram um pouco do controle, em minha opinião. Dois pontos que realmente me incomodaram na telinha foram: os objetivos de alguns personagens terem sido ocultados; e o fato de a batalha final do filme não fazer parte deste volume da série.

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

Ordem / Sequência dos Livros:

1. O Ladrão de Raios

2. O Mar de Monstros

3. A Maldição do Titã

4. A Batalha do Labirinto

5. O Último Olimpiano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s