
Sinopse: “Dois meses se passaram desde os últimos eventos: os Arcanos foram libertados de um baralho de cartas, o trono foi reivindicado por Lenda e o rapaz por quem Donatella Dragna se apaixonou de fato não é real.
No atual cenário há vidas, impérios e corações em jogo. E a jovem Tella precisará decidir entre confiar no mestre do Caraval ou em um antigo inimigo. Enquanto isso, sua irmã Scarlett também tem uma missão importante: fazer o impossível após descobrir um segredo que pode mudar sua vida. Até mesmo Lenda vai precisar fazer uma escolha que o transformará e o definirá para sempre.
Não há mais Caraval, mas é possível que o jogo mais importante de todos tenha apenas começado. Só que desta vez, não há expectadores: existem apenas aqueles que vão vencer e os que perderão tudo.
Finale é a conclusão arrebatadora de uma série que ficará para sempre na memória e no coração dos leitores.”

Idade de leitura indicada: +14
Resenha:
Nesse terceiro e último livro da trilogia, o leitor descobre os segredos de Lenda, quem o criou e o preço para tanto. Muita magia, mesmo não tendo um jogo de Caraval em andamento, os acontecimentos parecem fazer parte de um jogo pessoal das duas irmãs. Entra em destaque a busca de uma liberdade maior do que a desejada anteriormente.
A narrativa, em terceira pessoa, se mescla entre as irmãs, mas Donatella aparece mais nos capítulos. A jovem está em alguns impasses do coração e deverá tomar decisões importantes. Ainda, o enredo mostra melhor o passado dos personagens e o que os move.
É uma história que mexe muito com a imaginação, trazendo muito mistério, aventura e personagens fortes! Contando com chaves que levam a qualquer lugar, mapas apontando lugares místicos, seres muito poderosos, uma biblioteca cujos livros se transformam em animais e uma pequena viagem no tempo.
O desfecho revela ainda ter muito por acontecer na ambientação criada. Inclusive, a autora lançou uma nova série que segue o mesmo universo e se faz após os eventos de Finale: “Era Uma Vez um Coração Partido”.
“Acho que as coisas mais maravilhosas são aquelas pelas quais vale a pena viver.”
