
Sinopse: “Citado em Harry Potter e as Relíquias da Morte como um presente deixado pelo mestre Alvo Dumbledore para Hermione Granger, Os contos de Beedle, o Bardo reúne cinco contos populares para jovens bruxos e bruxas. Como J.K. Rowling explica na apresentação do livro, pouco se sabe do passado de seu autor, apenas que Beedle, o Bardo, teria nascido em Yorkshire no século XV, possuía uma longa barba e que suas histórias foram passadas de geração em geração por pais bruxos para seus filhos, da mesma forma que os contos e fábulas escritos para pequenos trouxas (crianças não bruxas).”

Comentários:
O livro, contos de Beedle, o Bardo, é exatamente como o próprio nome diz: contos; como fábulas. Em suas páginas, traz histórias mágicas com bruxos e principalmente suas relações com os trouxas. São os contos:
- O bruxo e o caldeirão saltitante (no filme ao invés de “bruxo” é “mago”);
- A fonte da sorte;
- O coração peludo do mago;
- Babbitty, a coelha, e seu toco gargalhante (no filme é “cacarejava”);
- O conto dos três irmãos.
Contos infantis para ler antes de dormir e com morais interessantes ao longo das páginas. Possui comentários de Alvo Dumbledore sobre o significado de cada história e qual o impacto delas em Hogwarts, ao fim de cada conto. Por exemplo: “A fonte da sorte” era para ter se tornado uma peça de teatro, mas foi desastroso e ligeiramente engraçado o que se seguiu ao tentar realizar a peça.
Ressalto ainda que o conto “O coração peludo do mago” possui um final trágico e não termina da maneira como imaginei que terminaria, visto como os outros contos foram conduzidos. “O conto dos três irmãos”, o mais conhecido, apresentado na parte 1 da adaptação de “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, o acompanhei na voz de Hermione e o livro difere apenas algumas palavras! Neste conto há mais comentários de Dumbledore em seu fim!
