Literatura Estrangeira, romance, Uncategorized

Para Todos os Garotos que Já Amei

angie lesterSinopse: “Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.”

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

Jenny Han / Intrínseca / Literatura Estrangeira, romance

Partes Favoritas:

Teve um momento de natal em família que foi bem fofo de ser lido, principalmente pra mim que adoro essa data em específico! Contudo, gostei muito do motivo pelo qual a personagem escreve suas cartas, extravasar tudo o que sentiu por determinado garoto. Percebo que faço isso com minhas resenhas, escrevendo tudo o que sinto após cada leitura. ❤

“As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam.”

Comentários:

A vida de Lara Jean está bastante linear até ela perceber que as cartas que escreveu, com toda a sua sinceridade para nunca enviar aos garotos que ela já amou, haviam sumido! Pior ainda quando percebe que as cartas foram enviadas aos respectivos destinatários! O rumo de sua vida começa a mudar e suas noites de sextas-feiras já não são mais as mesmas. Uma leitura contagiante de tão fofa e se desliza pelos capítulos de maneira rápida. Começa leve e sem muitos acontecimentos, mas vai ficando praticamente impossível de largar até seu desfecho!

Em uma narrativa em primeira pessoa Lara Jean revela sua vida amorosa e um pouco do seu dia a dia com as duas irmãs, Margot e Kitty, e o pai. A protagonista é uma jovem divertida e caseira, que adora um bom livro, a qual eu me identifiquei logo no início do enredo! Eu estava com medo de não gostar da leitura ou achá-la clichê demais a ponto de ser cansativa. Mas o ponto chave das cartas e o fato de não se saber a atitude que os garotos terão deixam o romance curioso e me fez ficar ansiosa! Realmente não esperava uma história tão cativante e que mostrasse os sentimentos de maneira tão real.

Contando ainda com um momento de preparo para o natal com a família de Lara Jean que foi mágico de ser lido; onde a família está junta e o amor está acima de tudo, mesmo que as coisas não estejam como todos gostariam. Além de os dramas da adolescência tomarem conta da história, sem ficar exaustivo, em minha opinião, condizente com a idade dos personagens. Me apaixonei por esse enredo e estou ansiosa para saber as próximas decisões da protagonista; a vi como uma jovem que está descobrindo o amor e percebendo quais as melhores atitudes tomar para que sua essência continue sendo a mesma!

Design sem nome

Mensagem:

O quanto é difícil escolher quais reações e atitudes melhor tomar em cada momento; principalmente em momentos tensos, onde o impulso fala mais alto. Temos que entender o quanto dosar atitudes pode impedir muitas situações embaraçosas de se seguirem! O quanto decisões podem mudar o curso de diversos acontecimentos! No entanto, também, é importante, em certos momentos, deixar a parte impulsiva agir, tudo precisa ter um equilíbrio, nem impulsivo de mais e nem de menos.

“A vida não precisa ser tão planejada. Deixe rolar e veja o que acontece.”

– EXTRA – 

O filme é apenas baseado na história, mas se aproxima bastante do livro! Os dois são bem diferentes, cada um fofo à sua maneira! O começo e os fatos que geram as consequências de todo o contexto ficaram bem diferentes. Senti que o drama adolescente é um pouco mais aflorado no filme que no livro; os motivos de tristeza de Lara Jean foram alterados; e o fim da obra cinematográfica acaba sendo mais revelador do que no exemplar.

Pode parecer bobo, porém na sinopse do livro já mostra com clareza que a caixa de Lara Jean é azul-petróleo, fiquei triste de isso não ter sido mantido! Claro que muitos momentos faltaram, mas fiquei bem feliz de ver o natal da família retratado no filme, mesmo que de maneira diferente. stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

Ordem / Sequência dos Livros:

1. Para Todos os Garotos que Já Amei

2. P.S.: Ainda Amo Você

3. Agora e Para Sempre, Lara Jean

Um comentário em “Para Todos os Garotos que Já Amei”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s