fantasia, Literatura Estrangeira, Uncategorized

Aladim

NOVOSinopse: “Aladim finalmente ganha uma merecida edição individual que oferece ao leitor toda a riqueza deste conto de As mil e uma noites, como narrado por Sherazade.
Habitualmente retratada como simples aventura infantil, a história do adolescente rebelde que luta pelo amor da princesa e pela lâmpada mágica mostra-se aqui muito mais rica e complexa.
Esta nova versão, organizada pelo estudioso Paulo Lemos Horta e traduzida para o português a partir da aclamada versão inglesa de Yasmine Seale, recupera detalhes, sutilezas e a força narrativa do original. Podemos ouvir a voz feminina e única de Sherazade hipnotizando o Sultão que ameaça matá-la quando a história acabar – mantendo-o assim à espera do episódio seguinte, tal como nós.”

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

Yasmine Seale e Paulo Lemos Horta / Zahar / Literatura Estrangeira, fantasia

Partes Favoritas:

Eu estava bem curiosa com esta leitura, da versão clássica de Aladim, principalmente após ter assistido ao live-action da Disney! Me surpreendi muito com este livro que me prendeu do início ao fim com sua curiosa dinâmica textual e com sua magia e fantasia!!

Comentários:

Ao iniciar a leitura se tem uma parte introdutória que revela de que maneira o conto de Aladim se tornou parte do Livro das Mil e Uma Noites (história de um sultão que matava suas esposas após a noite de núpcias até se casar com Sherazade e não conseguir matá-la, devido aos contos que ela revela pouco a pouco a cada noite). Como a aventura de Aladim pertence ao Livro das Mil e Uma Noites, a narrativa, em terceira pessoa, é realizada por Sherazade. Uma escrita fluida que prende do início ao fim, tal como imagino que o sultão tenha se prendido quando ouviu tal história.

Aladim é um jovem humilde e um tanto quanto preguiçoso, acaba não tendo vontade de ir atrás de seu próprio ganho. Então, ele e sua mãe acabam sendo enganados, mas, ao mesmo tempo em que isso ocorre, ele também ganha um item que lhe permite fazer desejos. Apesar de possuir este trunfo, Aladim ainda passa por diversas provações que o deixam mais forte, trazendo ótimas lições. Um jovem que acaba aprendendo com a vida, com seus desejos e com as pessoas que o cercam.

Esta versão tem nuances distintas da que eu conhecia, alguns detalhes me incomodaram, principalmente quanto ao Aladim não ser exatamente o personagem que eu enxergava e a relação do gênio em toda a história ficar em segundo plano! Diferentemente do enredo conhecido através do live-action da Disney, aqui eu percebi personagens mais reais; a versão da Disney ruma ao perfeito, claro que é linda, mas de outra maneira.

IMG_5261

Mensagem:

O bem e o mal, julgamentos, injustiças, ambição e poder são bem definidos na história de Aladim e mensagens muito bonitas podem ser percebidas, principalmente ao se pensar que este é um conto que pertence ao Livro das Mil e Uma Noites; o qual Sherazade narra histórias ao sultão colocando pequenas mensagens para que ele perceba o quão errado é matar uma esposa por noite e aprenda, amadureça, com cada um de seus contos.

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s