conto, fantasia, Literatura Estrangeira, romance, Uncategorized

O Presente do Meu Grande Amor

NOVOSinopse: “Se você gosta do clima de fim de ano e tudo o que ele envolve, presentes, árvores enfeitadas, luzes pisca-pisca, beijo à meia-noite, vai se apaixonar pelo livro. Nestas doze histórias escritas por alguns dos mais populares autores da atualidade, há um pouco de tudo, não importa se você comemora o Natal, o Ano Novo, o Chanucá ou o solstício de inverno. Casais de formam, famílias se reencontram, seres mágicos surgem e desejos impossíveis se realizam. O pessimismo não tem lugar neste livro, afinal o Natal é época de esperança.”

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

Antologia / Literatura Estrangeira, Romance, Fantasia / Intrinseca

Partes Favoritas:

O Natal é a minha época do ano favorita, então eu adorei as partes em que os contos, presentes neste livro, trouxeram algum ponto a respeito deste dia festivo em específico! Principalmente envolvendo romance, perdão e empatia!

Comentários:

O livro reúne 12 contos rápidos, alguns se assemelham aqueles filmes de natal, no estilo sessão da tarde, e outros a fábulas com momentos únicos que retratam as festas de final de ano. Cada conto pertence a um autor diferente e é visível o quanto cada um tem uma personalidade e uma maneira de conduzir a narrativa. Uns puxam mais para o romance, outros para a fantasia e o misticismo. Algumas histórias são narradas em terceira pessoa, mas também há aquelas em primeira pessoa.

É um livro delicioso de se ler exatamente nesta época de fim de ano. A essência do Natal e Ano Novo está em cada trecho destas lindas e fofas histórias. Teve os que gostei mais e os que poderiam ter sido melhores estruturados, que ficaram com pontas soltas. A maioria apresenta situações que trazem esperanças e nos permitem sonhar; deixando os problemas e preocupações um pouco de lado!

São os 12 contos:

  • Meias-Noites (Rainbow Rowell): Uma história focada no ano novo que mostra dois amigos que estão tentando se auto entender e conhecer um ao outro. Fofo e romântico! Mas, ao meu ver, faltou um maior embasamento na estrutura textual da história.
  • A Dama e a Raposa (Kelly Link): Na época de natal, Miranda acaba se deparando com algo distinto e que já lhe chama atenção há vários natais, até que ela resolve tomar uma atitude. Esta história é daquelas que gera bastante curiosidade, porém o desfecho ficou meio vago e pouco estruturado, em meu ponto de vista.
  • Anjos na Neve (Matt de la Peña): Um jovem simples vai passar o Natal longe de sua família e precisa dar a volta por cima de tudo que o está incomodando no momento. Um rapaz persistente e que aprende a viver o presente de um Natal único e improvisado.
  • Encontre-me na Estrela do Norte (Jenny Han): Confesso que estava bem curiosa para conhecer a escrita da autora de “Para Todos os Garotos que Já Amei” e eu achei um tanto dramática, claro que é fofa também!! Acaba tendo um certo toque de fantasia ao abordar os duendes no Natal. Traz a magia de se acreditar em tudo o que o Natal envolve. Só achei que ficou meio vago o seu desfecho.
  • É um Milagre de Yule, Charlie Brown (Stephanie Perkins): Os dois personagens deste conto descobrem coisas parecidas e acabam conseguindo ajudar um ao outro! As festas de fim de ano trazem um ar novo ao coração, a simpatia e o amor são mais admirados e as pessoas se tornam mais empáticas! Traz a esperança de que tudo pode dar certo, mesmo que se pareça tudo perdido.
  • Papai Noel por um dia (David Levithan): Um jovem apaixonado se transforma em papai Noel para agradar a irmã de seu namorado. É bem fofo ver seu esforço, principalmente o carinho que ele deixa transpassar nesse gesto!
  • Krampuslauf (Holly Black): Um dos contos mais diferenciados, que levou a sério a questão de inovar nas festas de fim de ano e fantasiar muito com seres distintos! Ao mesmo tempo que é bacana tal inovação, também é bem peculiar por mostrar de outra maneira a mensagem do Natal e Ano Novo; mas esta mensagem ainda se faz presente, principalmente nos últimos parágrafos.
  • Que diabo você fez, Sophie Roth? (Gayle Forman): Este conto é interessante por abordar uma cultura diferente, o fim do ano para os judeus que é denominado “Chanucá” e tem duração de 8 dias!! Além de mostrar uma personagem que acaba se descobrindo, percebendo que os julgamentos estão mais enrustidos em nós mesmos do que imaginamos e o quanto as interpretações podem ser errôneas!
  • Baldes de cerveja e menino Jesus (Myra McEntire): Tem como tema principal as apresentações natalinas, muito comuns, marcantes e lindas!! Me fez recordar das minhas apresentações de fim de ano na escola!! Esta história traz o quanto podemos mudar se desejarmos, não somos o que nos rotulam.
  • Bem-vindo a Christmas, California (Kiersten White): Tudo acontece em uma cidade pequena chamada Christmas, o inesperado se revela, um jovem encontra um bom emprego, uma mãe consegue demonstrar o seu amor e uma filha consegue perceber o quanto é amada!! Uma narrativa emocionante que me fez querer sair abraçando todo mundo, desejando apenas o amor e coisas boas!!
  • Estrela de Belém (Ally Carter): Surpreendente, eu não imaginava o que iria acontecer até que aconteceu!!! Uma jovem fugindo de algo acaba encontrando tudo! Algumas pontas ficaram soltas neste conto, poderia facilmente se tornar um livro mais estruturado!! Mesmo com essas pontas, não deixa de ser uma leitura linda!
  • A garota que despertou o sonhador (Laini Taylor): Uma história dramática, introdutória e fantasiosa, que faz relação com um item bem interessante das festividades, o calendário do advento. Se assemelha a uma fábula e mexe com a imaginação de seu leitor!

IMG_5250

Mensagem:

Muitas mensagens são passadas, em cada um dos contos, mas algo que me chamou atenção é que nunca se sabe até quando o Natal vai ser com toda a família reunida. Percebi, ao longo dos anos, que quanto mais o tempo passa mais as festividades vão se diferenciando dos anos passados. Acredito que as festas de fim de ano tenham mais que uma finalidade, reúnem as pessoas, mas também trazem mais amor e perdão para dentro das famílias!

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s