Literatura Estrangeira, Uncategorized

A História Secreta da Mulher-Maravilha

NOVOSinopse: “A história secreta da maior super-heroína de todos os tempos. A heroína surgiu nos quadrinhos da All Star Comics nº 8, atual DC Comics, em 1941, nos Estados Unidos. Criada por William Moulton Marston, a Mulher-Maravilha é a super-heroína mais famosa do mundo. Mas o que pouca gente sabe é que sua origem remonta à história do feminismo nos Estados Unidos. Neste livro, a historiadora de Harvard e redatora da revista New Yorker Jill Lepore refaz a trajetória da personagem, mostrando como o movimento sufragista e feminista influenciou a redação das histórias. Em uma pesquisa fantástica, o leitor terá acesso à origem dessa que é uma das mais importantes super-heroínas da cultura ocidental. Uma surpreendente trama familiar, com fatos cruciais para o feminismo do século XXI, e a Mulher-Maravilha como você nunca viu!”

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

Jill Lepore / Literatura Estrangeira / Best Seller

Partes Favoritas:

Eu pude enxergar a Mulher-Maravilha de uma maneira diferente após esta leitura. Ao conhecer mais sobre sua criação e o que está por traz de sua história, eu acabei por mudar radicalmente o meu conceito sobre a Mulher-Maravilha! Uma jovem de garra e de elevada representatividade.

“Contra cada um, a Mulher-Maravilha luta pelos direitos das mulheres de trabalhar, de concorrer a cargos políticos e de ser líder.”

Comentários:

Este livro pode ser visto como uma espécie de documentário devido a sua leitura densa, detalhada e aprofundada, por vezes cansativa (mas interessante e curiosa), que conta com datas, nomes e uma avalanche de informações em cada página. Claro que cada informação é de extrema importância para que se possa entender todo o contexto desta narrativa. Apresenta a vida do criador da Mulher-Maravilha, William Moulton Marston, um homem que possuía uma mente aberta para as questões do coração e era fascinado por pesquisas e testes que lhe permitiam detectar mentiras.

A Mulher-Maravilha é uma jovem cheia de personalidade, cada detalhe que a engloba tem um significado e toda uma história fundamentada em diversas linhas de explicações. O enredo destaca todo o impacto que a Mulher-Maravilha teve na época de sua criação, principalmente com relação ao feminismo. Várias das aventuras da super-heroína são entrelaçadas as vivências de seu criador, principalmente momentos chaves os quais a mulher luta para ganhar voz dentro da sociedade! Apontando, ainda, como a personagem seguiu seus próprios passos após o falecimento de William.

É bem interessante perceber o quanto cada coisa pontual vivida por William influenciou na trajetória e nas tomadas de decisão para chegar nesta super-heroína. Eu não fazia ideia de que muitos dos episódios não são aleatórios, tudo tem um porquê. O livro é tão bem embasado e fundamentado que contempla cerca de 100 páginas apenas com índice e notas relevantes, que mostram de onde foram tiradas as informações e imagens presentes no exemplar; dando maior veracidade aos fatos trazidos.

Um ponto a ressaltar, é que eu esperava que falasse da Mulher-Maravilha nos dias atuais também e não só dela nas histórias em quadrinhos. Acredito que falar de como ela está atualmente teria sido um melhor desfecho.

IMG_5279

Mensagem:

Uma das mensagens que mais marcou, em minha opinião, foi o fato de esta personagem ter lutado contra os diversos problemas que foram surgindo a fim de ganhar seu espaço dentro das histórias em quadrinhos. Tal ponto me faz perceber um maior destaque ao fato de que, se até uma mulher fictícia teve dificuldades em ganhar espaço, as mulheres na vida real tem muito mais!!

“A luta pelos direitos das mulheres têm sido um rio, que avança sem parar.”

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s