
Sinopse: “Coletados na Ásia no início do século passado, os 29 contos que compõem este volume são bem diferentes daqueles narrados por Andersen ou pelos Grimm, mas não deixam de ser contos de fadas, com rainhas do mal usando magia ou truques para se livrarem de crianças inocentes (sem sucesso), animais falantes que retribuem boas ações, príncipes viajando em missões… Entretanto, estas histórias acontecem em um ambiente indiano, com selvas e tigres em vez de florestas e ursos. Um universo mágico, que se encaixa nas ideias indus e budistas de reencarnação.“

Idade de leitura indicada: +12
Resenha:
Eu sempre senti curiosidade pela cultura indiana, então adorei ver este exemplar na Bienal do Livro de SP retratando os contos de fadas!
São ao todo 29 contos. Alguns são mais rápidos que outros e possuem mensagens pontuais. Desde amizade, gratidão, maturidade, pensar no outro, ajudar quem precisa, provações que tornam as pessoas mais fortes ou mais preparadas para passar por determinadas situações, entre outras. Nem todos com finais felizes.
As histórias possuem a mesma base e quase os mesmos elementos mágicos, como príncipes e princesas vivendo longe do reino de origem ou sendo transformados em algo. A cultura indiana é retratado nas nuances, como, por exemplo, os reis terem muitas esposas.
Senti falta de um glossário com palavras desconhecidas, já que não estamos habituados a algumas linguagens de tal cultura. Ao final, temos um capítulo exclusivo com comentários do autor e as referências de cada um dos contos.
Contos presentes:
- O Leão e a Garça
- Como o Filho de Rajá conquistou a princesa Labam
- O Cordeirinho
- Punchkin
- O Vaso Quebrado
- O Violino Mágico
- A Garça Perversa que foi Enganada
- Laili Apaixonada
- O Tigre, o Brâmane e o Chacal
- O Filho do Adivinho
- Harisarman
- O Anel Encantado
- A Tartaruga Tagarela
- Cem Mil Rúpias por Alguns Conselhos
- A Serpente que dá Ouro
- O Filho de Sete Rainhas
- Uma Lição para os Reis
- A Soberba precede a Queda
- Rajá Rasalu
- O Asno em Pele de Leão
- O Fazendeiro de o Usurário
- O Menino com uma Lua na Testa e uma Estrela no Queixo
- O Príncipe e o Faquir
- Por que o peixe riu?
- O Demônio do Cabelo Emaranhado
- A Cidade de Marfim e sua Princesa Fada
- Como Sol, Lua e Vento saíram para jantar
- Como os Filhos Malvados foram Ludibriados
- O Pombo e o Corvo
