
Sinopse: “Certo dia, enquanto trabalha na chapelaria da família, a jovem Sophie é surpreendida e misteriosamente amaldiçoada por uma terrível bruxa, que a transforma em uma senhora de noventa anos. Sem saber como se livrar do feitiço e com receio de não ser reconhecida pelas irmãs, Sophie foge e acaba parando em um fantástico castelo, comandado pelo jovem e sedutor Mago Howl, cuja reputação é de devorador de corações das moças do povoado. No castelo, onde passa a trabalhar, Sophie promove uma grande transformação, mudando os hábitos de Michael, o aprendiz de mago, e de Calcifer, o demônio do fogo, responsável pela “vida mágica” do lugar. Além de ficar presa no corpo de uma senhora, o feitiço impede que Sophie revele que está sob o efeito de uma maldição. Calcifer, que logo percebe o que está acontecendo, propõe que ela o ajude a se libertar do pacto que o liga ao Mago Howl, oferecendo, em troca, ajuda para quebrar a maldição da Bruxa. Enquanto Sophie aprende a lidar, na inusitada rotina do castelo, com o insensível e impetuoso Howl, ela descobre um novo mundo, repleto de magias e maldições, bruxas e feiticeiros, e – o mais importante – conhece uma nova e surpreendente versão de si mesma.”

Partes Favoritas:
O que me chamou a atenção para esse livro foi ter visto o filme de anime antes. Mas toda a magia e o conceito de transformação da personagem, ao longo da narrativa, se tornaram minhas partes favoritas!
Comentários:
Sophie é uma jovem que trabalha na loja de chapéus de sua família. Cansada do trabalho e querendo escolher seu próprio destino, acaba ofendendo uma bruxa a qual lança uma maldição em Sophie, a transformando em uma senhora de 90 anos. Então, a protagonista vai para longe e se depara com um castelo que se move, o Castelo Animado, onde um temido mago habita, resolve entrar e conhecer o local.
A protagonista foge de sua vida antiga sem ideias do que quer para si, começa a perceber quem realmente é e do que é capaz; ainda, encontrando amigos: Michael, aprendiz do mago, e Calcifer, um demônio do fogo! Muita magia, lugares lindos e mistério envolvem a aventura de Sophie! Uma história fofa, se assemelha a uma fábula! A escrita é tão mágica e fluida. Eu me senti mergulhando em cada uma das páginas e me conectei muito aos personagens.
Um livro lindo de ser lido, inclusive seu filme de anime é bem semelhante, destoando principalmente no final e alguns detalhes e caminhos de outros personagens! Sophie amadurece, olha a vida por outra perspectiva, encanta e mostra como sua essência é o mais importante independente do exterior.

Mensagem:
O mago Howl parece ser do mal, em um primeiro momento, mas, conforme as páginas vão seguindo, percebemos o quanto os julgamentos não definem quem uma pessoa é. Com suas atitudes percebemos quem o mago é! Me remetendo ao fato de não julgarmos alguém sem conhecermos suas atitudes e seu jeito; assim como a própria protagonista que aparenta ser uma senhora e não é.
