aventura, fantasia, Literatura Estrangeira, Uncategorized

O Mistério da Estrela – Stardust

Sinopse: “O mistério da estrela – Stardust conta a história do jovem Tristran Thorn, que promete capturar uma estrela cadente para conquistar o coração de sua amada. Para levar a cabo a missão, Tristran tem que atravessar o portal que separa o vilarejo de Muralha, encrostado “num alto afloramento de granito no meio de uma pequena região de floresta”, na Inglaterra Vitoriana, da Terra Encantada. Poucos ousam cruzar o portal, exceto durante a Festa da Primavera, que acontece de nove em nove anos. Nessa época, uma grande feira se instala no local e os moradores de Muralha, bem como visitantes de todas as partes do mundo, entram em contato com os seres que habitam o outro lado. Foi o que ocorreu muitos anos antes, quando Dunstan Thorn, o pai de Tristran, cruzou o portal e conheceu uma bela e misteriosa jovem de olhos cor de violeta, a verdadeira mãe de Tristran. Em sua jornada pela Terra Encantada, Tristran Thorn, que desconhece sua origem, mas tem a força impetuosa dos apaixonados, enfrentará perigos e armadilhas, conhecerá seres fantásticos, que vivem num mundo regido por leis próprias, e precisará de inteligência, coragem e uma boa dose de intuição para realizar o Desejo de seu Coração, ao melhor estilo das narrativas de fantasia. Sua luta, no entanto, revela-se outra ao longo das páginas. E sua saga é temperada pelo bom humor, a ironia e a visão singular do bem e do mal, do certo e do errado, do real e do imaginário, da vida e da morte que caracteriza a obra de Neil Gaiman.”

border-159926_960_720

Partes Favoritas:

O mundo mágico do outro lado do portal, na Terra Encantada, foi o que mais me deixou ativa na leitura. Sou louca por narrativas fantásticas, então não podia ser diferente me apaixonar pela parte com seres e ambientes diferenciados. Principalmente com uma estrela, literalmente, de protagonista!

“Não é difícil possuir uma coisa. Ou tudo. Você só precisa saber que ela é sua e depois estar disposto a se desapegar dela.”

Comentários:

Tristran é um rapaz decidido, focado em seus sonhos e objetivos, sem ao menos pensar duas vezes. Quando a moça pela qual está apaixonado afirma lhe conceder um desejo se ele trouxer uma estrela que caiu do outro lado do portal, na Terra Encantada, um local onde a magia impera e seres diversificados vivem; o jovem se prepara e parte para a jornada, descobre sua força e percebe quem realmente é.

Uma história fofa de fácil leitura com um jovem de bom coração. Ao perceber não ser o único atrás da tal estrela, Tristran precisa vencer uma bruxa e alguns herdeiros enlouquecidos. Além de toda a construção que envolve o enredo, é muito intrigante notar como cada ponto da aventura está conectado e os acontecimentos se transformam em uma verdadeira teia fantástica!

A narrativa, em terceira pessoa, acontece como se fosse uma lenda, suas nuances e as falas dos personagens, que trazem conclusões interessantes, me deram essa impressão! Talvez pela narrativa se fazer em terceira pessoa, ou talvez seja uma característica do autor, não senti realmente as emoções e sentimentos dos personagens, como se essa parte fosse um pouco mais rasa na leitura. Como o amor está envolvido na trama, infelizmente, acabei por sentir falta desse ponto.

Essa foi a primeira vez que li este livro, após tantos anos já tendo assistido ao filme várias e várias vezes! O filme retrata de maneira bem similar ao que ocorre no livro; no filme detalhes são deixados de lado e as cenas de ação são aumentadas e, principalmente, em seu desfecho há uma finalização bem diferente, mesmo seguindo a mesma linha de raciocínio, a obra cinematográfica é mais dramática e espalhafatosa, fora a mudança na personalidade de alguns personagens.

Mensagem:

Se enxergarmos a estrela como os objetivos e sonhos que temos na vida, poderia colocar a mensagem como: nunca deixe de perseguir seus sonhos. Tristran é um jovem bastante decidido, que percorre uma longa jornada sem fraquejar ou se questionar se conseguiria, contando com pessoas e seres que surgem em seu caminho; é incrível e passa uma certa força ao longo da narrativa!

“Foi quando se lembrou de que cada avanço que tinha conseguido em sua busca até então tinha se concretizado por meio da aceitação da ajuda que alguém lhe oferecia.”

border-159926_960_720

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s