fantasia, infantojuvenil, Literatura Estrangeira, Uncategorized

O Pequeno Príncipe

Sinopse: “Livro de criança? Com certeza.
Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi.
Como explicar a adoção deste livro por povos tão variados, em tantos países de todos os continentes? Como explicar que ele seja lido sempre por tanto milhões e milhões de pessoas? Como explicar a atualidade deste livro traduzido em oitenta línguas diferentes?
Como compreender que uma história aparentemente tão ingênua seja comovente para tantas pessoas?
O Pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retornam os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia a dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro, o homem-menino.”

border-159926_960_720

Idade de leitura indicada: +8

Resenha:

Um piloto de aviões se vê forçado a realizar um pouso de emergência no deserto do Saara, tendo poucos dias para consertar o motor de seu avião antes de faltar água, uma figura aparece para ele, o pequeno príncipe, lhe mostra as coisas simples da vida e o quanto as pessoas são mais essenciais que objetos. O Pequeno Príncipe é um livro infantil, mas eu não o vejo assim. O percebo como uma história para todas as idades, trazendo mensagens filosóficas, intrigantes e, ao mesmo tempo, tão acessíveis que fazem seu leitor refletir na maneira como leva a sua vida. Acredito que em cada idade, a qual este livro for lido, terá um impacto diferente!

Uma leitura linda, rápida, leve e de fácil entendimento. Traz uma história emocionante, mostrando o quanto as preocupações cotidianas talvez estejam tornando as pessoas frias, as fazendo se esquecer da própria criança interior. A narrativa conduz a uma série de mensagens, destaca a simplicidade do raciocínio de uma criança, vivenciando o que a vida traz da melhor maneira. Como se O Pequeno Príncipe fosse o encontro do piloto com sua própria criança interior.

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”

2 comentários em “O Pequeno Príncipe”

Deixe um comentário