Sinopse: “Se você gosta do clima de fim de ano e tudo o que ele envolve, presentes, árvores enfeitadas, luzes pisca-pisca, beijo à meia-noite, vai se apaixonar pelo livro. Nestas doze histórias escritas por alguns dos mais populares autores da atualidade, há um pouco de tudo, não importa se você comemora o Natal, o Ano Novo, o Chanucá ou o solstício de inverno. Casais de formam, famílias se reencontram, seres mágicos surgem e desejos impossíveis se realizam. O pessimismo não tem lugar neste livro, afinal o Natal é época de esperança.”
Idade de leitura indicada: +16
Resenha:
O livro reúne 12 contos rápidos, alguns no estilo sessão da tarde e outros parecem fábulas com momentos únicos que retratam as festas de final de ano. Cada conto pertence a um autor diferente e é visível o quanto cada um tem uma personalidade e uma maneira de conduzir a narrativa. Uns puxam mais para o romance, enquanto outros para a fantasia e o misticismo.
A essência do Natal e Ano Novo está em cada trecho destas lindas e fofas histórias. Teve os que gostei mais e os que poderiam ter sido melhor estruturados, que ficaram com pontas soltas. A maioria apresenta situações repletas de esperança, deixando os problemas e preocupações um pouco de lado!
São os 12 contos:
- Meias-Noites (Rainbow Rowell): Uma história focada no ano novo e mostra dois amigos que estão tentando se entender e conhecer um ao outro. Fofo e romântico! Mas, ao meu ver, faltou um maior embasamento na estrutura textual da narrativa.
- A Dama e a Raposa (Kelly Link): Na época de natal, Miranda se depara com algo distinto e que lhe chama atenção há vários natais, até ela resolver tomar uma atitude. Esta história é daquelas que gera bastante curiosidade, porém o desfecho é meio vago, em meu ponto de vista.
- Anjos na Neve (Matt de la Peña): Um jovem simples vai passar o Natal longe de sua família e precisa dar a volta por cima de tudo o que lhe incomoda no momento. Um rapaz persistente e que aprende a viver o presente de um natal único e improvisado.
- Encontre-me na Estrela do Norte (Jenny Han): Confesso que estava bem curiosa para conhecer a escrita da autora de “Para Todos os Garotos que Já Amei” e eu achei um tanto dramática, mas também é fofa! Há um toque de fantasia ao abordar os duendes no natal. Traz a magia de se acreditar em tudo o que a data envolve.
- É um Milagre de Yule, Charlie Brown (Stephanie Perkins): Os dois personagens deste conto descobrem coisas parecidas e acabam conseguindo se ajudar! O foco do enredo é em como as festas de fim de ano trazem um ar novo, repleto de esperança, e as pessoas se tornam mais empáticas!
- Papai Noel por um dia (David Levithan): Um jovem apaixonado se transforma em papai Noel para agradar a irmã de seu namorado. É bem fofo ver seu esforço, principalmente o carinho do gesto!
- Krampuslauf (Holly Black): Um dos contos mais diferenciados, leva a sério a questão de inovar nas festas de fim de ano e se fantasiar! Ao mesmo tempo que é bacana tal inovação, também é bem peculiar por mostrar de outra maneira a mensagem do natal e ano novo, em minha opinião.
- Que diabo você fez, Sophie Roth? (Gayle Forman): Este conto é interessante por abordar uma cultura diferente, o fim do ano para os judeus denominado “Chanucá” e tem duração de 8 dias! Além de mostrar uma personagem que amadurece, percebendo o quanto os julgamentos estão mais enrustidos em nós mesmos do que imaginamos e o quanto as interpretações podem ser errôneas!
- Baldes de cerveja e menino Jesus (Myra McEntire): Aqui o tema principal fica por parte das apresentações natalinas. Me fez recordar das minhas apresentações de fim de ano na escola! Esta história traz o quanto podemos mudar se desejarmos e que não somos o que nos rotulam.
- Bem-vindo a Christmas, California (Kiersten White): Tudo acontece em uma cidade pequena chamada Christmas: o inesperado se revela, um jovem encontra um bom emprego, uma mãe consegue demonstrar o seu amor e uma filha consegue perceber o quanto é amada! Uma narrativa emocionante que me fez querer sair abraçando todo mundo, desejando apenas o amor e coisas boas!
- Estrela de Belém (Ally Carter): Surpreendente! Uma jovem está fugindo de algo, mas acaba encontrando tudo! Algumas pontas ficam soltas neste conto, poderia facilmente se tornar um livro mais estruturado! Mesmo com as pontas, não deixa de ser uma leitura linda!
- A garota que despertou o sonhador (Laini Taylor): Uma história dramática, introdutória e fantasiosa, que faz relação com um item bem interessante das festividades, o calendário do advento. Se assemelha a uma fábula e mexe com a imaginação de seu leitor!




