drama, fantasia, Literatura Estrangeira, romance, Uncategorized

your name.

NOVOSinopse: “O romance do anime com maior sucesso de bilheteria de todos os tempos. Mitsuha é uma estudante que vive em uma pequena cidade nas montanhas. Apesar de sua vida tranquila, ela sempre se sentiu atraída pelo cotidiano das grandes cidades. Um dia, Mitsuha tem um sonho estranho em que se torna um garoto. No sonho, ela acorda em um quarto que não é dela, tem amigos que nunca viu e passeia por Tóquio. E assim aproveita ao máximo seu dia na cidade grande, onde ela adoraria viver. Curiosamente, um estudante chamado Taki, que mora em Tóquio, também tem um sonho estranho: ele é uma garota que mora em uma cidadezinha nas montanhas. Qual é o segredo por trás desses sonhos tão vívidos? Assim começa a fascinante história de dois jovens cujos caminhos nunca deveriam ter se cruzado. Compartilhando corpos, relacionamentos e vidas, eles se tornam inextricavelmente ligados ― mas há conexões verdadeiramente indestrutíveis na grande tapeçaria do destino? A um só tempo divertido e emocionante, Your name. é uma leitura inspiradora, capaz de dançar sobre o tênue fio entre a realidade, o sonho e o sobrenatural, conforme acompanha as inquietações de uma garota e um garoto determinados a se agarrar um ao outro.”

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

Compre na  amazon-logo :  EBook / Físico

 

Partes Favoritas:

Gostei muito do tema principal que é a troca de corpos entre os dois personagens principais; além de todo o misticismo e o objetivo por trás disso! Como também, adorei a mensagem de que tudo pode ter uma explicação, mas às vezes aquele não é o momento de entende-la.

“É difícil separar o corpo, as memórias e os sentimentos, eles estão interligados.”

Comentários:

Acredito que esta foi a primeira vez que eu li um livro – também tem edição em mangá que é dividida em três volumes – baseado em um filme de anime; geralmente é ao contrário, o filme que é baseado no livro. Mitsuha é uma menina que vive de maneira mais tradicional em uma cidade tranquila do interior, enquanto Taki é um menino que vive em Tóquio, cidade badalada e cheia de altas construções. Dois ambientes bem distintos e duas pessoas que, teoricamente, poderiam nunca se encontrar. Porém, eles trocam de corpos e estranham muito sem saber se é sonho ou realidade, sem conhecer nada um do outro e muito menos do ambiente que os rodeia.

Eu pensei que a história ficaria apenas nessa troca e este seria o único ponto de fantasia, mas tem mais diretrizes que mexem com o espaço-tempo no decorrer da leitura. Apresenta, ainda, explicações muito curiosas e a história é desenvolvida de maneira a mostrar que tudo tem um propósito!! Cada parte do livro tem um significado e, no fim, as partes que pareciam aleatórias fazem sentido. Acabei gostando mais do início da narrativa, do que do seu desfecho que ganha um ar dramático e deixa um fim meio vago, me fazendo querer saber o que aconteceria depois do término do livro.

O lado cultural do ambiente, no início da narrativa, mostra lados que eu não conhecia, palavras e significados totalmente novos, para mim. Momentos divertidos diante dessa troca que apresenta coisas inusitadas. Senti ser uma história meio impessoal, mesmo se apresentando em primeira pessoa por parte dos dois personagens. É como se, por mais que nos envolvamos com o contexto, existisse alguma barreira para o total envolvimento.

IMG_7445

Mensagem:

Senti certa abordagem querendo mostrar que quando sentimos, fazemos ou presenciamos algo e não entendemos pode ser por ainda não estarmos preparados o suficiente para compreender o motivo e o que aquilo implica. Mas, lá no futuro, mais preparados, podemos conseguir entender melhor a razão de tal coisa ter acontecido. Além de, se enquadrar aqui, o quanto parece fácil esquecermos de momentos e coisas boas e difícil de esquecer coisas que nos fazem mal, nos irritam e nos tiram do eixo principal.

Makoto Shinkai / Verus Editora / Literatura estrangeira, fantasia, romance, drama

– Extra –

Não sou muito fã de anime, mas gostei de assistir o filme que inspirou o livro! O filme se faz mais em terceira pessoa e é praticamente igual ao livro. A diferença é extremamente pequena, quase como se o livro descrevesse o que ocorre no filme. Mas a descrição no livro não conta com muitos detalhes do ambiente, o que tornou o filme mais rico em se tratando dos destaques culturais do cenário.

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

Compre na  amazon-logo :  EBook / Físico

3 comentários em “your name.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s