Literatura Brasileira, romance, Uncategorized

Quando Ele Se Foi

novo - cópia 3Sinopse: “Helena Diniz é designer, viciada em trabalho, pessimista e malsucedida em seus relacionamentos. Sua vida muda a partir do momento em que sonha com a morte de um grande amor de seu passado e descobre, por meio de um telefonema devastador, que parte do sonho era real. A partir daí, Helena inicia uma busca incessante pra descobrir o porquê do sonho e, principalmente, se o restante do que viu também era verdade. Para encontrar respostas, procura em suas memórias e em sua espiritualidade, há muito tempo perdida. Durante essa busca, porém, ela acaba aprendendo muito mais do que esperava, tanto com o próprio passado quanto com as pessoas e crenças que conhece.”

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

Partes Favoritas:

A busca que Helena fez, através das religiões e de suas lembranças, eu achei extremamente interessante!! Acabei por ter lembranças do que eu já passei e também pude aprender um pouco mais sobre cada religião. Além de perceber que uma busca sempre irá nos acompanhar, sempre estamos em busca de algo na vida!

“Tanta gente passa por nossas vidas, conquista uma importância tão grande, e então vai embora.”

Comentários:

Tudo começa quando Helena sonha com um acidente que envolve Renato, ao acordar percebe que seu sonho pode ter sido uma visão. Assustada, ela tenta perceber o que aquele sonho significa e se ela pode descobrir este significado em alguma religião ou crença. Momentos de nostalgia com uma volta ao passado pelo ensino fundamental, médio e a faculdade, me fizeram relembrar diversas coisas que eu passei nesses períodos da vida, assim como a personagem o fez. Acabei percebendo junto de Helena coisas extremamente marcantes que aconteceram, que formaram traços importantes na minha personalidade de hoje.

Uma narrativa, em primeira pessoa, regada de lembranças, principalmente envolvendo um antigo amor, Renato, que acabou não dando certo, mas que marcou muito a vida de Helena e a ensinou mais um tanto. Todas as lembranças fizeram com que o livro se tornasse reflexivo com vários momentos onde a narrativa mostrou as indagações da personagem diante do que ela viveu no passado, sendo um livro com poucas falas. Se tornando um enredo com uma quase carga emocional, já que mexe com coisas que estavam sob o tapete.

“Percebi que precisava agradecer mais, fazer mais pelo outros. Mas parece que a rotina nos engole e nos afasta dos ideais de fazer o bem. A rotina nos afasta de tantas coisas. Às vezes, afasta até de quem nós somos.”

É possível perceber sentimentos palpáveis por parte da personagem, o que fez eu me identificar com ela. Acabou sendo uma história simples que ficou apenas em torno dessa busca, incluindo as lembranças e novos conhecimentos sobre a vida após a morte. Um livro de superação com o eu interior e com o passado, conseguindo deixar de lado a culpa e a mágoa por coisas já passadas. Percebendo que a resposta que tanto procurava estava em si mesma e não fora. Ela só precisava aceitar os sentimentos.

captura de tela 2019-01-15 às 15.06.02

Mensagem:

As lembranças, o que vivemos no passado, servem como um aprendizado para percebermos se queremos aquilo em nossas vidas ou não. É necessário passar por certas coisas para conseguir refletir, mudar e/ou melhorar.

“Eu me pergunto o que faz as pessoas entrarem em nossas vidas, se não é pra ficarem.”

O passado acaba servindo como inspiração para sermos melhores no futuro. E perceber que ter medo de tudo, em um determinado ponto da vida, é extremamente normal. Todos temos muito medo, todos temos buscas a serem feitas ao longo de nossa trajetória na vida. O que importa é ter consciência desse medo, para que aos poucos se possa controla-lo a ponto de ele não nos fazer mal ou impedir de viver.

“A verdade é que eu tinha tanto medo de me machucar que o meu próprio medo passou a me ferir.”stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

Mila Cassins / Independente / Literatura Brasileira, romance, religião

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s