Sinopse: “O jovem Antonello Bianchi é um italiano indolente, machista e metido a conquistador. Sua única ocupação é atrair clientes para o restaurante em que trabalha (ou para si, quando for una bella donna). Essa vida de aventuras amorosas sofre uma virada quando ele conhece uma turista carioca, que o leva a atravessar um oceano em plenos anos 60 para compreender o próprio coração. Em tom leve e envolvente, Eduardo Krause apresenta um romance com sabor e graça, os ingredientes da boa literatura.”
Compre na
: eBook / Físico
Partes Favoritas:
O lado cultural italiano, retratado no livro, me encantou, me fez sentir e quase tocar a Itália daquela época. Transportou-me totalmente para dentro do livro e me fez viver o que nele está descrito!
“Massa sem vinho é como um beijo sem amor.”
Comentários:
Antonello, um jovem italiano e um excelente conquistador, vive uma vida simples regada a galanteios e mulheres estrangeiras, trabalhando em um restaurante. Onde todas as mulheres que aparecem em sua frente caem em sua lábia, inclusive eu quase cai. Se a narrativa não estivesse sendo realizada em primeira pessoa, pelo próprio galanteador, eu estaria loucamente apaixonada! Tudo para Antonello era uma arma para conquistar uma mulher!
A cultura e costumes italianos são bem destacados tanto na linguagem quanto na alimentação, os vinhos e as massas. Parecia que eu tinha pisado em solo italiano, de tão real que o autor descreve. Ele se preocupou em descrever as características de pratos maravilhosos servidos nos restaurantes, músicas impregnadas durante as refeições, paisagens que são maravilhosas, e que ajudaram nos galanteios de nosso personagem principal.
Consegui ver realismo nas ações e consequências presentes no livro, com uma história que se desenvolve à cerca de 55 anos atrás. Confesso que a parte romântica da história me frustrou, pois não senti Antonello feliz no desfecho. Expressando o que ocorre na vida real, onde nos conformamos com o que a vida oferece e permanecemos na zona de conforto, indo contra o que queremos. Costumamos ir a favor do que achamos ser o “correto” para aquele momento, infelizmente o “correto”, na grande maioria das vezes, não é o que nos traz felicidade.
Mensagem:
Muitas mensagem podem ser passadas desta história surpreendente. Mas a que eu mais vou levar desta leitura é o fato de não deixar a vida simplesmente me levar e, sim, agir com o meu coração. Buscando a minha felicidade, mesmo que ela pareça errada ou que, até mesmo, seus caminhos pareçam ter me traído anteriormente.
Felicidade hoje é melhor do que nunca a ter, por orgulho ou por ficarmos presos a coisas que aconteceram no passado e, ao nosso ver, nos magoaram. Melhor ser feliz hoje do que viver a espera de que a felicidade reapareça, na esperança de que desta vez não nos magoe.
Eduardo Krause / Editora Terceiro Selo / Literatura brasileira, romance, drama
Compre na
: eBook / Físico
– Agradecimento –
Gostaria de agradecer imensamente ao autor, Eduardo Krause, por ter me presenteado com um de seus exemplares. Um livro que vou abrir sempre que eu quiser ir para a Itália!! Obrigada!! ❤