Os Cinco do Ciclo


angie lester (79)Sinopse:
“Yosef de Keltoi. Presenteado na infância, por uma de suas mães, com um tesouro de muitas páginas. Cresceu com pouco, encontrou o seu amor e ao lado dela teve que instigar uma revolução entre trabalhadores do campo. Sua vitória não foi perfeita, pois falhou contra os deuses que tanto venerava. Assim, o líder de uma vila pequena, e quase oculta entre os quatro cantos do mundo, vive o começo da sua velhice. 
Não reclama de ter vivido muitos ciclos e é servo de um império, Numitor, que pintou de rubro nações que ousaram ser grandes. Sempre preocupado com o seu povo e com a sua família. Qual vem primeiro? É uma pergunta que necessita de tempo e páginas para ser respondida. Hitalo, o mais velho dos seus filhos, exige mais firmeza com os homens do campo. No auge da juventude, o divertido e criativo Yohan deseja provar para o seu pai que é um homem feito. Morgiana, companheira de luta, enxerga muito além do que os olhos podem ver e deseja alertar o seu amado Yosef a respeito de algo muito difícil de fugir. 
Yosef parte para Numitor, sua viagem tem como destino a capital de todo o império, lar dos homens de togas brancas que praticam um culto conhecido pelas eras. E esses mesmos homens possuem legiões em seu poder. Era para ser somente mais uma viagem dos tributos, mas o homem comum ouve boatos que colocam em risco o seu lar, a sua cultura e as suas crenças. Uma ajuda é mais que necessária, mas aqueles que são os mais poderosos e dotados de uma sabedoria milenar começam a pedir socorro. Só Yosef, o líder, pode salvar o que tanto ama.
Ao tentar, é exposto o seu passado manchado, ele reencontra velhas amizades e conhece desejos guardados dentro do peito de um dos seus filhos. Sua vontade de ter o que tanto deseja fará Yosef se embrenhar pelas ruas do império. Será preciso conviver com ladrões, fardados de rubro, uma sociedade que ama a prata e o ouro e terá de lutar até mesmo contra a fúria da natureza.”

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

Partes Favoritas: 

Pra mim, a melhor parte foi a ideia para o enredo, com deuses e um ambiente totalmente pacato onde a história se passa. Gosto de lugares diferenciados com uma cultura distinta, mas penso que a parte dos deuses poderia ter sido mais explorada.

“Cada escolha é um novo ciclo, cada ciclo é um novo mundo.”

Comentários:

Yosef, o personagem principal e narrador da história, vende e cultiva centeio, este que também serve como moeda para que ele continue exercendo seu trabalho perante o império. Achei muito curioso o fato de ele não ser jovem, já que muito raramente personagens mais velhos são os principais da narrativa. Yosef tem dois filhos que o ajudam: Hitalo e Yohan, vivem na Vila de Keltoi, um local simples.

Eu estava na expectativa com esse livro, devido a sua capa, sinopse e a leitura de uma entrevista com o autor, onde ele relata vários deuses citados nesta fantasia. Fiquei a espera de que algo grandioso fosse acontecer. A missão no livro é que estão querendo impor um Deus só, e aqueles que acreditam nos Cinco do Ciclo podem acabar por serem caçados. Percebi uma reflexão para com a política e a sociedade no geral, onde o que é imposto pelo império deve ser seguido e o que não é seguido, o diferente, é ridicularizado ou exterminado.

A impressão é de que estamos vendo a história através de uma lente de aumento. Somos colocados em cada cena como se já conhecêssemos toda a história. Apresenta detalhes demasiados, principalmente, dos pensamentos, incertezas e devaneios do personagem principal, o que tornou a história um tanto quanto arrastada. Em minha opinião, teria que ter tido um equilíbrio entre informações, a premissa e a ideia para o enredo são simplesmente sensacionais, mas poderiam ter sido melhor exploradas. Senti falta de explicações da própria fantasia e dos deuses que a envolvem.

“Permanecer parado só me faz pensar em tudo de errado que pode ocorrer.”

Captura de Tela 2018-08-31 às 13.08.07

Mensagem: 

Que a pressa é inimiga da perfeição eu sempre soube, mas descobri que a lentidão também não ajuda, é necessário haver um equilíbrio para que a nem a pressa ou a lentidão dominem mais.

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s