Sinopse: “Depois de anos convivendo diariamente, quatro amigas seguem caminhos diferentes. A dedicada Ana Paula segue sua vocação, estudando para se tornar médica. Já Nalu, descobre sua aptidão na vinícola de sua família e mais tarde na Califórnia, se aperfeiçoando cada vez mais no mundo dos vinhos. Judite gosta de viver rodeada de gente no mundo das festas e eventos. Enquanto isso, Mabel, na Espanha, procura realizar o sonho de ser uma chef de cozinha. Cada uma vive seus amores e paixões, mas seus destinos se cruzam e se entrelaçam novamente, revelando a forte amizade que prevalece entre elas. Nem mesmo os acontecimentos inusitados são capazes de abalar essa relação. Com personalidades distintas, descobrem gostos em comum, sabores e vinhos. Seja em Londres, na região da Toscana ou numa ilha qualquer no Mediterrâneo, elas vão se revelar e marcar suas histórias.”
Idade de leitura indicada: +16
Resenha:
A história é bem rasa, não se aprofunda nos acontecimentos e ações dos personagens. Os pormenores ficam unicamente por parte das guloseimas, bebidas e o ambiente, a autora só deu leves “pinceladas” nos eventos. Destaca a amizade de 4 mulheres:
- Judite: Uma mulher desapegada e que ama curtir a vida;
- Nalu: Gosta de se sentir independente, ama viajar e aprecia um bom vinho;
- Mabel: É filha única e é apaixonada por culinária;
- Ana Paula: A mais tímida do grupo e está cursando medicina.
Tive a impressão de que a autora quis passar ensinamentos ao leitor e adotou uma forma diferenciada de escrita. Em minha opinião, um termo que define bem o enredo é: “monólogo literário”. Cerca de 1% do livro é diálogo, o restante é narrativa em terceira pessoa, o tornando cansativo. Não é possível perceber tanto as dificuldades dos personagens ou suas totais alegrias, as cenas não contam com detalhes das ações. Infelizmente, acabei por não conseguir ter muito vínculo com a história.