Sinopse: “Marcianos dão muita importância ao trabalho, à competência, às conquistas. Venusianas gostam de conversar para criar relações e compartilhar sentimentos. Marcianos são os homens, venusianas as mulheres, e essas diferenças são apenas algumas na verdadeira teia de divergências que fazem com que os dois sexos não se entendam. Ex-monge, casado, e fino observador dos relacionamentos humanos, John Gray transformou suas anotações no grande best-seller do entendimento. Um guia seguro para que um homem entenda, por exemplo, que o desabafo é uma atitude tipicamente feminina. E a mulher perceba que se trancar a sete chaves com seus problemas é uma atitude masculina. Servindo de intérprete entre linguagens diversas, Gray não garante a volta ao Paraíso. Mas aponta o caminho. Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus é um requisito indispensável para quem queira atingir um grau mais profundo de intimidade e uma compreensão mais plena de seu companheiro. Um guia que aposta realmente no final feliz.”
Compre na
: Físico
John Gray / Rocco / Autoajuda, psicologia
Partes Favoritas:
Perceber o quanto uma mesma frase, quando dita, pode ser interpretada diferentemente por um homem e uma mulher, por isso a analogia de que pertencem à planetas diferentes, já que pensam distintamente. Claro que ninguém pensa igual, mas todas as mulheres e homens tem um certo padrão de pensamento e sentimento, pode ser que nem tudo que está no livro se aplique a você, mas a maioria fará sentido.
“As línguas dos marcianos e das venusianas tinham as mesmas palavras, mas a maneira como eram usadas lhes dava significados diferentes.”
Comentários:
É um guia maravilhoso!! Queria o ter descoberto quando tive meu primeiro namorado! Ele é tanto para homens quanto para mulheres e podem ter certeza de que meu próximo namorado vai ter que ler ele!! O livro faz com que tenhamos uma compreensão maior do porque, em um relacionamento, não entendemos o parceiro e suas atitudes.
“Fazer de um homem a única fonte de amor e apoio é colocar pressão demais sobre ele.”
No meu caso li as partes do homem para compreender meus namoros e as da mulher para me auto compreender, perceber com consciência as minhas atitudes. Também dá dicas e exercícios para o casal fazer e melhorar certos pontos da relação! É um livro que deveria ser obrigatório, além de ele auxiliar na relação também ajuda em como agir com a mãe, pai ou qualquer outra pessoa. Entendendo melhor como funciona a cabeça de cada um e tendo consciência disto. É um manual de relacionamentos em geral, não só amorosos!!
Vale ressaltar que o livro não é machista e nem feminista, ele apenas aponta como cada um geralmente age em determinadas situações. O autor John Gray fez estudos e pesquisas para apontar as diferenças entre os sexos, principalmente em suas formas padronizadas de pensar e agir um com o outro.
“Os homens discutem pelo direito de serem livres enquanto as mulheres discutem pelo direito de ficarem aborrecidas. Os homens querem espaço enquanto as mulheres querem compreensão.”
Mensagem:
Por ser um livro de autoajuda, a sua mensagem principal é a lógica de conseguir conviver da melhor forma em um relacionamento. Conseguindo compreender o outro e acima de tudo a si próprio. Um guia leve, de leitura simples e que faz todo o sentido!! Vou levar para vida toda e pretendo passar de geração em geração!
– EXTRA –
Marte: Na mitologia grega é o Deus da guerra, responsável pelas decisões rápidas. Também o Deus da agricultura.
Vênus: É considerada a Deusa do amor e da beleza.
–> O autor fez diversos outros livros com a mesma temática, não tem uma ordem correta. Dentre eles estão:
- Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus – Livro dos dias;
- Muito além de Marte e Vênus;
- Marte e Vênus Recomeçando;
- Marte e Vênus Apaixonados;
- Milagres práticos para Marte e Vênus;
- Vênus é de Fogo Marte é de Gelo.