Ecos

angie lester (16)

Sinopse:Ecos, da premiada escritora norte-americana Pam Muñoz Ryan, é uma fábula como há muito não se via – ou se ouvia. Um conto de fadas dark, que resgata o melhor da tradição dos irmãos Grimm, combinado com delicados momentos do século XX, como as duas grandes guerras e a Depressão econômica que assolou os Estados Unidos nos anos 1930. O resultado é uma fantasia histórica repleta de perigos e beleza, emoldurada pelo poder da música.  A aventura começa cinquenta anos antes da Primeira Guerra Mundial — “a guerra para acabar com todas as guerras” —, quando o pequeno Otto se perde na Floresta Negra e encontra as três irmãs encantadas, prisioneiras de uma velha bruxa, que conhecia apenas das páginas de um livro, e acreditava ser apenas uma lenda. Como em um passe de mágica, as irmãs ajudam o garoto a encontrar o caminho de casa. E Otto promete libertá-las, levando o espírito das três dentro de uma inusitada gaita de boca. Ao longo dos anos, o instrumento chega à mão de novos donos: um menino que vê o sonho de se tornar músico interrompido pela ascensão do nazismo; um jovem pianista prodígio que vive num orfanato e luta para não ser separado do irmão caçula; uma filha de imigrantes mexicanos que cuidam de uma casa de japoneses enviados a um campo de concentração dentro dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial. Personagens com dramas diferentes, mas um amor transformador pela música. Cada um à sua maneira, eles são afetados pela magia das três irmãs. Assim como os leitores do livro em todos os países em que ECOS foi lançado. Prepare-se para também ser arrebatado e enfeitiçado por essa fábula harmônica.

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

Partes Favoritas:

Meu trecho favorito não foi bem um trecho, mas a forma como o livro foi escrito, ele se desenvolve em várias épocas e com personagens de diferentes ambientes. E o que eles tem em comum? Uma gaita, possivelmente mágica!! A ideia dessa escrita, em minha opinião, foi fenomenal. São, praticamente, várias viagens em uma só, como contos um interligado com o outro!

 A profecia: “Seu destino ainda não esta selado. Até na mais sombria noite uma estrela brilhará, um sino soará, um caminho será revelado.”

Comentários:

Um livro da Editora Darkside, e confesso que estava com muito medo de ler, porque essa editora, para mim, tem fama de ter livros mais “pesados”, com temas mais fortes. Este livro veio em uma Box literária do “Turista Literário”. E como eu gostei de todos os livros que vieram nas Box deles, acabei dando uma chance. Foi então que eu descobri um livro simplesmente fenomenal!!

Para começar o livro é lindo, azul e suas laterais (páginas) alaranjadas. No fim de um capítulo e início de outro tem detalhes super fofos. Como o livro gira em torno de uma gaita, existem partituras dentre as partes que separam o livro. A gaita de boca, principal elemento do livro, um instrumento que eu, particularmente, nunca dei muito valor, ganha grande significado para mim após esta leitura. Ela carrega três irmãs aprisionadas, como elas precisam ser liberadas, a história se passa exatamente por três tempos diferentes, como se cada história fosse um conto:

  • A primeira na Alemanha, época do nazismo, com um menino judeu, onde aprendemos muito sobre a luta desse povo no nazismo e todo o seu sofrimento, como morte de entes queridos e a dificuldade deles nesta época.
  • Na segunda, conhecemos de perto como é viver em um orfanato e o quão difícil é para essas crianças o trânsito entre famílias e aquelas que não as querem (confesso que me emocionou muito!).
  • Na terceira, mostra como eram os preconceitos contra os japoneses e como aqueles próximos sofriam também, por meio de vistorias, arrombamentos e pichações em suas casas. Apenas por não seguirem um padrão cultural imposto pela sociedade da época.

Por fim, o livro termina com todas as histórias juntas, mostrando como os caminhos podem se entrelaçar. Eu aprendi um pouco com cada uma dessas histórias e deixei um pedacinho do meu coração com cada personagem! Um livro muito bonito de ser lido!

IMG_7758

Mensagem:

A mensagem do livro, em minha opinião, é o fato de se passar em vários tempos, com vários temas polêmicos. Nos dando a oportunidade de conhecer como era a vida daquelas pessoas e pelo que elas passavam diariamente. Também é importante ressaltar o quanto, por mais que pareçam que as coisas vão dar errado, sempre pode acontecer algo no fim que irá justificar aquilo que deu errado. Você pode olhar pra trás e pensar: “que bom que foi exatamente assim que aconteceu porque, talvez, se não tivesse sido assim eu não estaria onde estou hoje!”

Por outro lado, se você não está contente com o rumo que sua vida está tomando, volte na frase em destaque, lá em cima, e a leia. Seu destino não está selado, você pode mudá-lo a qualquer momento! A sua vida depende exclusivamente de você!

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

Pam Muñoz Ryan / Darkside / Fantasia, ficção, jovem adulto, literatura estrangeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s