fantasia, ficção, Literatura Estrangeira, Uncategorized

A Vida Invisível de Addie LaRue

Sinopse: “Uma vida que ninguém lembra. Um livro que ninguém esquece.
Em A vida invisível de Addie LaRue, o aguardado best-seller de V.E. Schwab, conheça Addie e se perca em sua vida invisível — porém memorável. França: 1714. Addie LaRue não queria pertercer a ninguém ou a lugar nenhum. Em um momento de desespero, a jovem faz um pacto: a vida eterna, sob a condição de ser esquecida por quem a conhecer. Um piscar de olhos, e, como um sopro, Addie se vai. Uma virada de costas, e sua existência se dissipa na memória de todos.
Após tanto tempo vivendo uma existência deslumbrante, aproveitando a vida de todas as formas, fazendo uso de tantos artifícios quanto fosse possível e viajando pelo tempo e espaço, através dos séculos e continentes, da história e da arte, Addie entende seus limites e descobre — apesar de fadada ao esquecimento — até onde é capaz de ir para deixar sua marca no mundo.
Trezentos anos depois, em uma livraria, um acontecimento inesperado: Addie LaRue esbarra com um rapaz.
Ele enuncia cinco palavras.
Cinco palavras capazes de colocar a vida que conhecia abaixo:
Eu me lembro de você.
Uma jornada inspirada no mito faustiano sobre busca e perda, eternidade e finitude e, acima de tudo, uma questão: até onde se vai para alcançar a liberdade? Best-seller do The New York Times e recomendado pelo Entertainment Weekly, A vida invisível de Addie LaRue é um livro inesquecível e que colocou V.E. Schwab entre as principais autoras de fantasia da atualidade.”

border-159926_960_720

Partes Favoritas:

A temática com uma protagonista que não consegue fazer conexões e criar laços me fez refletir muito, tais reflexões se tornaram as minhas partes favoritas! 

“Encontrarei um caminho, ou criarei um próprio.”

Comentários:

Addie LaRue tem aproximadamente 300 anos e absolutamente ninguém lembra dela. Qualquer ação tomada logo em seguida é apagada e as pessoas a esquecem. A jovem não consegue produzir marcas e nem deixar uma impressão no mundo, devido a um pacto. Percebe que talvez a liberdade tão sonhada a restrinja de poder criar laços e uma vida onde possa ir em busca de seus sonhos. Até se deparar com um jovem que não a esquece. A alegria de Addie é enorme em poder ter um impacto na vida de alguém e construir algo. Infelizmente os dias estão contados.

O contexto é incrível, faz refletir sobre a importância das escolhas e de deixar a nossa marca no mundo. Os capítulos se mesclam entre passado e presente da protagonista. Por vezes os acontecimentos se interligam e são importantes para entendermos o enredo e as decisões de Addie. A narrativa é bem rica em detalhes, traz toda a ambientação da época retratada, as condições locais e o que estava acontecendo historicamente. No entanto, em minha opinião, tantos detalhes deixaram a leitura das 500 páginas um pouco cansativa e nem sempre emocionante.

Na época em que Addie nasceu os casamentos eram arranjados, sem querer se casar e no calor da euforia, se depara com um ser da noite que promete lhe dar a liberdade de viver por anos. Mas ninguém jamais se lembraria dela ou faria escolhas por ela.

A história se faz pelas páginas como uma espécie de relato um tanto dramático. Aos poucos vamos percebendo a conexão entre Addie e o ser, com quem fez o pacto. O final me deixou querendo mais, não pareceu definitivo. O livro é tão convincente que me fez questionar se tudo foi real.

Mensagem:

Addie é esquecida por todos, vive uma vida invisível. Tal situação me fez refletir sobre como nossas decisões e escolhas traçam o nosso destino e nos fazem visíveis para as pessoas ao nosso redor. As escolhas e os laços que fazemos formam quem somos. Addie não pode escolher um trabalho ou manter amizades, possui uma parte que ela mesma não conhece de si, sobre as escolhas para construir sua vida.

“Se uma pessoa é incapaz de deixar uma marca no mundo, será que existe?”

border-159926_960_720

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s