fantasia, ficção, Literatura Estrangeira, Uncategorized

A Vida Invisível de Addie LaRue

Sinopse: “Uma vida que ninguém lembra. Um livro que ninguém esquece.
Em A vida invisível de Addie LaRue, o aguardado best-seller de V.E. Schwab, conheça Addie e se perca em sua vida invisível — porém memorável. França: 1714. Addie LaRue não queria pertercer a ninguém ou a lugar nenhum. Em um momento de desespero, a jovem faz um pacto: a vida eterna, sob a condição de ser esquecida por quem a conhecer. Um piscar de olhos, e, como um sopro, Addie se vai. Uma virada de costas, e sua existência se dissipa na memória de todos.
Após tanto tempo vivendo uma existência deslumbrante, aproveitando a vida de todas as formas, fazendo uso de tantos artifícios quanto fosse possível e viajando pelo tempo e espaço, através dos séculos e continentes, da história e da arte, Addie entende seus limites e descobre — apesar de fadada ao esquecimento — até onde é capaz de ir para deixar sua marca no mundo.
Trezentos anos depois, em uma livraria, um acontecimento inesperado: Addie LaRue esbarra com um rapaz.
Ele enuncia cinco palavras.
Cinco palavras capazes de colocar a vida que conhecia abaixo:
Eu me lembro de você.
Uma jornada inspirada no mito faustiano sobre busca e perda, eternidade e finitude e, acima de tudo, uma questão: até onde se vai para alcançar a liberdade? Best-seller do The New York Times e recomendado pelo Entertainment Weekly, A vida invisível de Addie LaRue é um livro inesquecível e que colocou V.E. Schwab entre as principais autoras de fantasia da atualidade.”

border-159926_960_720

Idade de leitura indicada: +14

Resenha:

Addie LaRue tem aproximadamente 300 anos e absolutamente ninguém lembra dela. Qualquer ação tomada logo em seguida é apagada e as pessoas a esquecem. A jovem não consegue produzir marcas e nem deixar uma impressão no mundo, devido a um pacto. Percebe que talvez a liberdade tão sonhada a restrinja de poder criar laços e uma vida onde possa ir em busca de seus sonhos. Até se deparar com um jovem que não a esquece. A alegria de Addie é enorme em poder ter um impacto na vida de alguém e construir algo. Infelizmente os dias estão contados.

Na época do nascimento de Addie, os casamentos eram arranjados, sem querer se casar e no calor da euforia, se depara com um ser da noite que promete lhe dar a liberdade de viver por anos. Mas ninguém jamais se lembraria dela ou faria escolhas por ela. A narrativa é bem rica em detalhes, traz toda a ambientação da época retratada, as condições locais e o que estava acontecendo historicamente.

A história se faz pelas páginas como uma espécie de relato um tanto dramático. O contexto é incrível, faz refletir sobre a importância das escolhas e de deixar a marca no mundo. Os capítulos se mesclam entre passado e presente da protagonista. Por vezes os acontecimentos se interligam e são importantes para entender o enredo e as decisões de Addie. No entanto, em minha opinião, os detalhes deixam a leitura das 500 páginas um pouco cansativa e nem sempre emocionante. Além disso, o desfecho do livro não parece definitivo.

“Encontrarei um caminho, ou criarei um próprio.”

Deixe um comentário