
Sinopse: “Prestes a ser enforcada, Yelena é agraciada com uma prorrogação extraordinária para sua pena. Ela aceita se tornar provadora de comida e morrer no lugar do Comandante de Ixia. Mas Valek, o chefe da segurança, não deixa brecha para fuga e a envenena com Pó de Borboleta. Somente se apresentando diariamente para ele, Yelena poderá tomar o antídoto. Enquanto tenta encontrar um meio de escapar, rebeldes planejam sitiar Ixia, e Yelena desenvolve poderes mágicos. Sua vida é ameaçada e ela precisa escolher de novo… Estudos sobre veneno, primeiro livro da trilogia As Lendas de Yelena Zaltana, é uma história que encanta como uma poção mágica. O reino criado em detalhes por Maria V. Snyder deixa lugar para novas fábulas com Yelena. Um romance de estreia que impressiona ao mesclar fantasia, suspense e aventura e que foi comparado a Guerra dos Tronos, de George R. R. Martin pela Publishers Weekly.“

Partes Favoritas:
Eu simplesmente adorei as estratégias presentes no livro, foram pontos que me surpreenderam; principalmente pelo fato de eu iniciar a minha leitura sem nenhuma expectativa a respeito desta trilogia que me envolveu rapidamente e me fez devorar todas as suas páginas rapidamente!
Comentários:
A narrativa, em primeira pessoa, se inicia com Yelena em uma cela esperando o dia em que sairá de lá apenas para ser executada. Contudo, ao tirarem-na de lá, lhe é ofertado uma outra opção: ao invés de morrer ela se tornará a experimentadora de comidas do Comandante Ambrose, com o intuito de impedi-lo de ser envenenado. Não é o cargo dos sonhos, mas traz uma perspectiva para a jovem acusada de matar um rapaz.
Yelena começa a ser treinada por Valek, um homem da confiança do comandante, para reconhecer os venenos. A jovem parece ser uma vilã, em um primeiro momento, porém vai se mostrando e nos apresentando uma história que prende do início ao fim; contando com pitadas de magia e de fantasia. Ao longo das páginas conhecemos seu passado, suas aventuras e a sua força.
Acredito que esse primeiro volume seja a introdução para toda a magia que virá nos livros seguintes. Mesmo a história parecendo simples, a maneira como é construída me prendeu e me tirou de uma ressaca literária. Li em alguns dias e adorei a força demonstrada pela protagonista. Vários personagens vão surgindo em seu caminho e se tornando queridos para o leitor, em minha opinião! Ainda, traz em seu desfecho o nascimento de um amor e Yelena tendo de encarar seu passado.
“Mantenha seus melhores movimentos em reserva, bem escondidos, e use-os apenas quando não lhe restar mais nada.”

Mensagem:
Nunca desistir, se manter firme e forte e acreditar que com persuasão tudo pode ser possível! Inclusive enfrentando os outros e/ou a si própria em uma batalha interna.
“Você me ajudou a redescobrir meu verdadeiro eu, matando meus demônios.”
