Literatura Estrangeira, mitologia, Uncategorized

O Livro dos Mortos do Antigo Egito

Sinopse: “Misterioso, poderoso e comovente, o livro dos mortos do antigo egito é um dos textos mais antigos e mais influentes de toda a história. É composto de uma combinação de orações, feitiços e discursos que os antigos egípcios enterravam com seus mortos, com o objetivo de ajudar os falecidos em sua jornada para a vida após a morte. Esta edição contém imagens do requintado papiro de ani – um antigo escriba egípcio – em sua totalidade. Meticulosamente inscrito com hieróglifos e ilustrações dos rituais da vida após a morte, o papiro é mostrado com tradução do aclamado egiptólogo E. A. Wallis Budge. O livro dos mortos do antigo egito é o livro da vida. Fala, na verdade, sobre a vida agora, a vida no futuro e a vida eterna. As estradas, os caminhos, os portais, as horas, as leis e os guardiões da vida após a morte aqui são explicados em detalhes. Este é o único registro vivo de um mistério duplo: o mistério da vida e o mistério da morte.

border-159926_960_720

Idade de leitura indicada: +14 

Resenha:

Este exemplar, um tanto complexo, é a tradução do papiro encontrado na tumba de Ani, um escriba, mostrando toda a sua trajetória estruturada em textos funerários do Egito antigo. Os textos, repletos de simbolismos, foram escritos nas paredes das pirâmides, na parte interna de caixões e posteriormente em papiros. Contêm cânticos, deuses a serem conhecidos e testes que provam se aquela alma é boa o suficiente para continuar no caminho. O Livro dos Mortos era usado principalmente pelos faraós, mas com o tempo outros também tiveram acesso.

Senti falta de uma melhor explicação dos textos traduzidos. Há muitas informações e nomes diferentes, se torna uma leitura lenta exigindo atenção redobrada. Possui um glossário em seu final e conta com imagens ao longo de suas páginas, figuras que são explicadas e dão vida ao que está sendo narrado! Louvores egípcios também estão presentes, mas de maneira um tanto confusa, principalmente por alguns trechos estarem faltando devido, por exemplo, a alguma marca no local original da inscrição.

Algo que sempre achei extremamente curioso é o fato de, após a morte para os antigos egípcios, o coração de cada um ser pesado em uma balança no submundo e do outro lado da balança ter uma pena. Se o coração for mais leve que a pena poderá seguir o caminho, senão será devorado por um ser mitológico.

“O propósito dos Textos das Pirâmides era ajudar o faraó morto a conquistar seu lugar entre os deuses; (…)”

Um comentário em “O Livro dos Mortos do Antigo Egito”

Deixe um comentário