Sinopse: “OS CINCO LIVROS DA CULTUADA SÉRIE O MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS REUNIDOS EM UM ÚNICO E DEFINITIVO VOLUME Com mais de 15 milhões de exemplares vendidos, a saga de Arthur Dent pela Galáxia conquistou fãs pelo mundo inteiro. O humor ácido e as tramas surreais de Douglas Adams se tornaram ícones de uma geração e seguem fascinando leitores de todas as idades. Reunindo todos os livros da série em uma edição de luxo, O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias vai levar você por aventuras improváveis. Pegue sua toalha, divirta-se e não entre em pânico! – O Guia do Mochileiro das Galáxias – Segundos antes de a Terra ser destruída, Arthur Dent é salvo por Ford Prefect, um E.T. que fazia pesquisa para a nova edição de O Guia do Mochileiro das Galáxias. Pegando carona numa nave alienígena, os dois dão início a uma alucinante viagem pelo tempo e pelo espaço. – O Restaurante no Fim do Universo – Arthur Dent e seus companheiros viajam pela Galáxia em uma busca desesperada por algum lugar para comer. Depois de fazer a refeição mais estranha de suas vidas, eles seguem pelo espaço e acabam descobrindo a questão fundamental sobre a Vida, o Universo e Tudo Mais. – A Vida, o Universo e Tudo Mais – Após passar os últimos cinco anos abandonado e sozinho na Terra pré-histórica, Arthur Dent é arrastado para uma nova missão: salvar o Universo dos temíveis e infelizes robôs xenófobos do planeta Krikkit. – Até Mais, e Obrigado pelos Peixes! – Depois de viajar pelo Universo, ver o aniquilamento da Terra, participar de guerras interestelares e conhecer criaturas extraordinárias, Arthur Dent está de volta ao seu planeta. E tudo parece estranhamente normal – exceto pelo desaparecimento dos golfinhos. – Praticamente Inofensiva – Arthur Dent, Ford Prefect e Tricia McMillan se reencontram após muitos anos vivendo separados. Mas o que deveria ser uma festejada reunião de velhos amigos se transforma numa terrível confusão que põe em risco – mais uma vez – a vida de todos.”
Idade de leitura indicada: +12
Resenha:
O exemplar engloba 5 livros em um só e, com muita inteligência, o autor mostra o que acontece a Arthur Dent e seu amigo Ford Prefect, após a Terra ser destruída para sempre. O Guia do Mochileiro das Galáxias é um item carregado, pelos protagonistas, em aventuras por Galáxias e planetas com seres distintos. Conta, ainda, com trechos divertidos e um humor bastante curioso em cada situação vivida, extremamente criativo. Estão presentes também críticas e observações sobre a humanidade, além de trazer objetos, seres com consciência e acontecimentos marcantes!
Curioso, único e extremamente interessante são adjetivos bem enquadrados para tudo o que se revela nas páginas e, os pontos de ficção científica, fazem seu leitor refletir. No entanto, no terceiro e quarto volumes, as situações fogem do controle, por vezes de maneira maçante, e algumas abordagens com viés sem sentido. Como se o autor tivesse se empolgado muito com as impossibilidades de sua própria narrativa. Apesar disso, continua sendo um enredo que se interliga, inédito e de personalidade.
Eu conheci tal história através do filme lançado em 2005, e comecei a ter curiosidade em conhecer a narrativa. É visível, em seu fim, o quanto a estrutura de todo o texto e cada evento são importantes para se entender as mensagens e reflexões. Porém, não esperava tal finalização e fiquei bastante em choque com o que se segue.
“É um fato importante, e conhecido por todos, que as coisas nem sempre são o que parecem ser.”

- #1 O Guia do Mochileiro das Galáxias: O primeiro volume conta com a introdução dos pormenores envolvendo as galáxias e o planeta Terra. Arthur Dent está bastante preocupado com sua vida humana quando algo totalmente improvável e surreal acontece: o planeta Terra será destruído! Seu amigo Ford Prefect, um extraterrestre, o salva e juntos descobrirem muitas situações que parecem estar coincidentemente ligadas. Aventuras espaciais tão gostosas de serem lidas fazem parte de todo o enredo! A curiosidade de conhecer a história mantém seu leitor, que gosta de uma boa dose de ficção científica, conectado até o fim das páginas.
“Talvez eu esteja velho e cansado, mas acho que a probabilidade de descobrir o que realmente está acontecendo é tão absurdamente remota que a única coisa a fazer é deixar isso pra lá e simplesmente arranjar alguma coisa pra fazer.”
- #2 O Restaurante no Fim do Universo: Este segundo foca mais em Zaphod Beeblebrox e como há algo oculto em suas atitudes, pouco mencionado no primeiro volume. O impossível e o irreal tomam conta da leitura, tão bem esclarecidos e organizados!
Como pano de fundo, dando nome ao título, se tem um restaurante construído no exato ponto em que o universo chega ao fim, no futuro! Totalmente conectado ao livro anterior, surgindo novas aventuras e viagens no tempo.
“O Universo, como já foi dito anteriormente, é um lugar desconcertantemente grande, um fato que, para continuar levando uma vida tranquila, a maioria das pessoas tende a ignorar.”
- #3 A Vida, o Universo e Tudo Mais: Este terceiro possui tons mais sérios em relação aos outros. Os personagens parecem cansados, com o psicológico abalado e tomando atitudes que não tomariam anteriormente. O destaque dado na alteração psicológica parece bem real. Percebi a escrita do autor um pouco mais rica em detalhes, nesta obra em específico, fazendo a leitura, em alguns momentos, deixar de ser fluida se tornando quase maçante. Abordando uma questão de sobrevivência!
- #4 Até Mais, e Obrigado pelos peixes!: O quarto livro mostra a vida de Arthur Dent, após anos vivendo bem distante, se encontrando exatamente no local onde toda a série começou, na Terra. Mas entra o questionamento: “o planeta não tinha sido exterminado?”
O enredo deste volume se desenrola com esta pergunta para ser respondida, e traz um pouco da vida desse protagonista em seu planeta natal; conhecendo o amor e aplicando seus conhecimentos das viagens através das galáxias em seu cotidiano. As coincidências ganham destaque, pormenores se conectam de maneira que os próprios personagens mal fazem ideia.
Senti esta narrativa mais lenta por não apresentar aventuras em planetas desconhecidos com seres inimagináveis. Infelizmente, acabou sendo o que eu menos gostei.
“Nunca antes percebera que a vida está sempre falando com uma voz que responde às perguntas que você vive fazendo sobre ela; (…)”
- #5 Praticamente Inofensiva: O último livro retoma a aventura nas galáxias, os protagonistas se reencontram de maneira inusitada e é possível ver cada um vivendo sua vida separadamente e tendo de se virar; incrivelmente de maneira bastante similar com o que viveriam se estivessem no planeta Terra. O tom de finalização da série traz ainda mais mensagens e reflexões interessantes. Fechando todo o enredo de maneira a deixar seu leitor pensando sobre tudo o que é exposto em cada página deste mega guia, de forma ímpar e chocante, em minha opinião.
“A história da Galáxia ficou meio confusa por vários motivos: em parte porque aqueles que tentavam acompanhá-la ficaram meio confusos, mas também porque coisas incrivelmente confusas aconteceram de fato.”




