Sinopse: “Enzo sabe que é um cachorro diferente. Quase humano, passa horas filosofando e é obcecado com televisão: aprende tudo por lá. Além disso, presta muita atenção nas palavras de seu mestre, Denny Swift, um piloto de corridas.
Enzo aprendeu muito sobre o que significa ser um humano com Denny. A vida, assim como a corrida, não é apenas sobre a chegada. As técnicas para a pista podem ser aplicadas a todas as etapas da vida.
Agora, prestes a morrer, Enzo reflete sobre tudo pelo qual já passou com sua família humana. Os sacrifícios que Denny fez para ser bem-sucedido, mesmo após a morte de sua esposa, Eve; assim como as dificuldades em ser pai de Zoë. Apesar de estar ciente de suas limitações, Enzo ainda consegue ser o herói da família Swift.
Uma história comovente sobre lealdade, esperança, família e amor.”
Compre na
: eBook / Físico
Garth Stein / Ediouro / Literatura Estrangeira, drama
Partes Favoritas:
Claro que minha parte favorita foi o nome do cachorro, que é o mesmo nome do meu. Apenas este detalhe já me deixou toda cheia de sentimentalismos ao começar a leitura!! Mas também gostei muito da perspectiva e da visão de mundo que Enzo tem no decorrer das páginas. Um cão que percebe as coisas e as pessoas de uma maneira simples e com menos dificuldades do que nós, humanos, colocamos; principalmente em se tratando de ser perseverante e não desistir quando uma “chuvinha” aparece para estragar tudo.
“Lembrar é se desligar do presente.”
Comentários:
Uma história mais linear e dramática contada em primeira pessoa por um cachorro, o Enzo, assim conhecemos seus pensamentos e suas percepções sobre algumas situações da sua vida como cão e do que seu dono esperançoso, Denny, está passando. Denny é um piloto de carros que acaba sendo injustiçado por terceiros diante de uma situação difícil. Mesmo se tratando de um cachorro tal ponto não torna a história infantil, até porque traz mensagens bem bacanas. Enzo é inteligente e sabe exatamente o que está acontecendo ao seu redor; relaciona várias situações de dificuldade, que ele e seu dono passam, com coisas que acontecem nas corridas, como se fossem metáforas.
Acredito que o que realmente me prendeu na leitura e me deixou emocionada com a fofura do Enzo foi exatamente o que me motivou a ler ele: o fato de Enzo ser o nome do meu cachorro! Por ser uma narrativa feita por um animal de estimação senti alguns trechos um tanto quanto impessoais e sem aprofundamentos, já que Enzo não conseguia participar ativamente da vida de Denny e muito menos dar sua opinião bem humorada e se fazer ouvir, mesmo assim conseguiu se expressar um pouco com pequenos gestos tornando a história muito fofa de ler.
Descobri o lançamento do filme cujo nome é “Meu Amigo Enzo” e, quando fui ver o trailer, não estava acreditando no nome do cão, fui pesquisar sobre e descobri que na verdade é adaptação de um livro e não podia deixar de ler! O enredo mexeu comigo pelo valor sentimental. Além de tratar uma pequena questão mais espiritual durante a leitura que achei bem interessante.

Mensagem:
Muitas mensagens podem ser percebidas no livro e isso me surpreendeu, eu não esperava encontrar mensagens tão fortes, bonitas e cheias de razões. Enzo mostra que é importante saber ver a vida por um lado mais dinâmico, onde tudo é passível de uma interpretação mais amena. Analisando, também, a vida de uma maneira que tudo tem uma saída; apresentando o quanto podemos ter controle das situações mesmo que pareçamos não ter.
“Qualquer problema que aconteça, em última análise, foi provocado por você, porque você é responsável pelo que está fazendo lá.”
– Extra –
Vi a adaptação cinematográfica, intitulada de “Meu Amigo Enzo”, após fazer a leitura e posso dizer que realmente me impressionou, foi bem fiel. O começo do filme é rápido assim como o livro e também é narrado por Enzo. Gostei muito de as mensagens, que me impactaram tanto no livro, estarem presentes na adaptação. Algumas partes foram alteradas e cortadas, como normalmente acontece, mas em minha opinião não tiveram alterações que deixassem a desejar. Contudo, senti o livro mais envolvente, mesmo assim dá para se emocionar com o filme.
Trailer Dublado do filme:
Caramba, eu não me interessei nem pelo filme nem pelo livro inicialmente, justamente achando que era infantil e que estava ficando “batido”, hehehe. Mas bom saber que é legal sim, da próxima vez que esbarrar nele, vou dar uma chance!
CurtirCurtido por 1 pessoa
aaahhh eu gostei principalmente por o nome do cachorro ser o mesmo que o meu kkk mas mesmo sendo uma leitura um tanto linear é gostosa de ser lida!! ❤
CurtirCurtir