ficção, Literatura Estrangeira, romance, Uncategorized

O Futuro de Nós Dois

angie lester (1)Sinopse: “É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir…”

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

Compre na  amazon-logo :  eBook / Físico

Jay Asher & Carolyn Mackler / Record / Literatura Estrangeira, romance, ficção

Partes Favoritas:

O que me chamou a atenção, para fazer esta leitura e o que me prendeu até o seu desfecho, foi o fato de os personagens terem acesso aos seus futuros através do Facebook; que ainda não existia em 1996, década em que a história se passa. Gostei muito do tema!

“O futuro parece tão frágil.”

Comentários:

O enredo se passa no ano de 1996; Emma, com seu computador recém adquirido, acaba de ganhar um CD-ROM de Josh, seu melhor amigo, mas que por determinadas situações do passado acabou se afastando um pouco dela. O interessante, no decorrer da narrativa, é o fato de que ao instalar o programa contido no CD o que aparece para Emma é: “Facebook”. Sem saber o que é e repletos de curiosidades ela e Josh acabam descobrindo que tal ferramenta é do futuro, que pode mostrar exatamente como as coisas estão anos na frente. Só que o futuro não parece tão agradável e qualquer atitude no presente parece alterar o que está no “Facebook”.

Uma história juvenil, rápida, simples e leve com personagens adolescentes e inseguros do ensino médio, que vão perceber o quanto o futuro é incerto e que viver o aqui e o agora é importante. Senti o desenrolar da narrativa um tanto quanto lento sem grandes eventos e um desfecho um tanto incompleto, inclusive acabei demorando para me envolver com os personagens devido a demora para as coisas começarem a se mostrar e acontecer. O período de tempo o qual o livro se passa, década de 90, retrata um momento interessante em que computador e celular não eram comuns, principalmente em se tratando da internet que, na época, a maioria das pessoas precisava escolher entre usá-la ou realizar ligações; as duas coisas não eram possíveis.

Diversos fatos apresentados no decorrer da leitura, que se intercala em primeira pessoa entre Emma e Josh, me fizeram relembrar de quando meus pais compraram o primeiro computador para a casa, algo super diferente e incomum!! Acabei percebendo esse período, de início das tecnologias, na história do livro como um momento de nostalgia!! Até para tirar a foto para a resenha foi nostálgico; fui até as caixas em que guardamos fitas cassetes e CDs e me lembrei do quanto, quando era mais nova, esses itens eram a melhor coisa que tínhamos acesso.

IMG_1261

Mensagem:

O futuro mexe com os dois amigos a ponto de reverem fatores do cotidiano e perceberem o quanto o presente, o aqui e o agora, é um elemento importante, principalmente para que o futuro seja repleto de felicidades. Uma história que nos impulsiona a pensar e refletir em como está o nosso presente. Como estamos hoje, vai com certeza refletir em como será o futuro. Temos controle do futuro a partir do momento que vivemos intensamente e da melhor maneira possível o hoje!

“Se não impedirmos algo ruim de acontecer, a coisa continua se disseminando até ficar praticamente impossível tomar alguma providência a respeito dela.”

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

Compre na  amazon-logo :  eBook / Físico

2 comentários em “O Futuro de Nós Dois”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s