conto, fantasia, Literatura Brasileira, Literatura Estrangeira, romance, Uncategorized

O Livro das Princesas

NOVOSinopse: “As mais populares autoras contemporâneas norte-americanas, Meg Cabot (Diário da princesa e A mediadora) e Lauren Kate (Fallen), se unem às brasileiras e igualmente bem-sucedidas Paula Pimenta (Fazendo meu filme) e Patricia Barboza (As mais) em uma coletânea que reinventa contos de fadas clássicos. Meg Cabot recria a história de A bela e a fera em “A modelo e o monstro”. A bordo de um transatlântico de Miami para Santos, em São Paulo, Belle, uma modelo famosa, irá questionar os próprios valores depois de conhecer um rapaz misterioso e gentil, que se esconde nas sombras. Em “Princesa pop”, Paula Pimenta reinventa Cinderela. Cintia vê seu cotidiano virar de cabeça para baixo depois da separação dos pais: vai morar com a tia, se afasta do pai e, principalmente, deixa de acreditar no amor. Até que um encontro inesperado e revelador a faz rever as próprias escolhas. A bela adormecida é recontada por Lauren Kate em “O eclipse do unicórnio”. Duas realidades e três personagens têm seus destinos entrelaçados: um jovem que levou um fora da namorada e se vê obrigado a participar de uma excursão da escola para Paris, uma princesa que há séculos foi vítima de uma maldição e o unicórnio responsável por sua desgraça. Patricia Barboza reconta a história de Rapunzel em “Do alto da torre”. Camila tem cabelos muitos compridos por causa de uma promessa feita pela madrinha quando estava doente, mas que acaba quando ela fizer 16 anos. Finalmente ela poderá cortar o cabelo e ser normal como as outras meninas. Só que um acidente com o melhor amigo vai mostrar que primeiro ela precisa aceitar quem realmente é.”

 

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

Compre na  amazon-logo : Físico

 

Partes Favoritas:

A abordagem de Contos de Fadas, é óbvio, que foi o meu ponto favorito durante a leitura desta antologia super fofa! Rever as princesas que amo muito, só que desta vez de uma maneira mais contemporânea.

“Se o príncipe quiser acompanhá-la e dar todo o apoio, ótimo. Até porque, se ele não entender as necessidades da princesa, não é príncipe, mas um tremendo de um sapo.”

Comentários:

Uma antologia que conta com quatro histórias que reinventam e modernizam alguns dos Contos de Fadas que conhecemos. São eles: A Bela e A Fera (com mistério e romance envolvidos), Cinderela (com jovialidade e uma forma mais realista de ver o mundo), A Bela Adormecida (com uma história cheia de fantasia e misticismo) e Rapunzel (com mensagens importantes e um ar leve).

O mais interessante é que cada história é contada por uma autora, sendo que duas são estrangeiras e duas brasileiras. Cada qual mostra uma assinatura, personalidade de sua referente escritora, o que tornou cada uma delas muito divertidas. Mesmo puxando para o lado mais jovem, não possuem aquele ar bobo e infantil. São histórias bem envolventes, o que torna a leitura mais rápida e que faz a nossa imaginação voar e nos permite sonhar um pouco, em meio a correria do dia a dia. Nos lembrando que ter esperanças é muito importante.

  • A Modelo e o Monstro (Meg Cabot): Belle é uma modelo famosa que é convencida por ser pai a viajar num transatlântico junto com a família. Porém, ela não contava que um homem sombrio e misterioso fosse aparecer na sua frente. Um conto muito fofo com pitadas de humor, narrado por Belle, em primeira pessoa. Eu nem percebi quando o terminei de tão leve que a leitura se fez!! Onde Meg Cabot tomou como referência a história de A Bela e A Fera para mostrar que as pessoas são muito mais que aparências, e muito mais do que apenas famosas.
  • Princesa Pop (Paula Pimenta): Cintia vivia de uma maneira bem confortável com seu pai enquanto sua mãe viajava a trabalho. Em um dia qualquer seu mundo virou de cabeça para baixo e seus pais se separam; seu pai colocou então uma madrasta e suas duas filhas pra dentro de casa e Cintia foi morar na casa de sua tia. Cintia narra em primeira pessoa este conto bem emocionante, principalmente em seu desfecho. Remeteu a história da Cinderela de uma forma bem contemporânea onde esta Cinderela é DJ.
  • Eclipse do Unicórnio (Lauren Kate): A história se inicia com Percy que acabou de perder sua namorada e está viajando para o exterior. Enquanto, Talia é uma princesa que viveu anos atrás em um ambiente mágico com seres mitológicos. Em seu nascimento, Talia foi presenteada por anjos, mas um dos anjos, que não estava do lado do bem, deu de presente à ela uma profecia a qual se ela tocasse o chifre de um unicórnio dormiria para sempre. Essa releitura de A Bela Adormecia é cheia de fantasia. Um conto que floreia lindamente a história, delineando os acontecimento no decorrer da narrativa, em terceira pessoa, que se intercala entre Percy e Talia.
  • Do Alto da Torre (Patrícia Barboza): Em uma reescrita de Rapunzel, Camila, que adora cantar, narra em primeira pessoa sua história. Devido aos seus longos cabelos, que não poderiam ser cortados por uma promessa que sua madrinha fizera, ela foi apelidada de Rapunzel. Uma história bem criativa envolvendo os longos cabelos tão famosos de tal princesa, contada de forma simples e que mostra o amadurecimento da personagem com relação às coisas adversas que passou.

IMG_6053

Mensagem:

Um ponto que os Contos de Fadas sempre trazem para quem os lê é a força de acreditar em algo, de ter esperanças. A reescrita dos Contos de Fadas, neste livro, a qual se passam nos dias atuais, acaba destacando essa esperança e transpassando muitos medos que vamos adquirindo ao passar dos dias e anos. Contando, ainda, com cada um dos quatro contos passando uma mensagem única e bem fofa!

“Todos nós somos capazes de fazer coisas sensacionais.”

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

– EXTRA –

O conto “Princesa Pop” de Paula Pimenta deu origem ao livro “Cinderela Pop”, da mesma autora, que deu origem ao filme. Na adaptação cinematográfica alguns pontos da leitura foram alterados, mas sem deixar de lado a base da história em si, continuando com o ar divertido e o toque de princesa contemporânea.

 

Tem também “O Livro dos Vilões” que segue a mesma estrutura de leitura!

Meg Cabot; Paula Pimenta; Lauren Kate; Patrícia Barboza / Galera / Literatura Estrangeira e Brasileira, romance, fantasia

Compre na  amazon-logo : Físico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s