conto, fantasia, Literatura Brasileira, Literatura Estrangeira, romance, Uncategorized

O Livro das Princesas

NOVO

Sinopse: “As mais populares autoras contemporâneas norte-americanas, Meg Cabot (Diário da princesa e A mediadora) e Lauren Kate (Fallen), se unem às brasileiras e igualmente bem-sucedidas Paula Pimenta (Fazendo meu filme) e Patricia Barboza (As mais) em uma coletânea que reinventa contos de fadas clássicos. Meg Cabot recria a história de A bela e a fera em “A modelo e o monstro”. A bordo de um transatlântico de Miami para Santos, em São Paulo, Belle, uma modelo famosa, irá questionar os próprios valores depois de conhecer um rapaz misterioso e gentil, que se esconde nas sombras. Em “Princesa pop”, Paula Pimenta reinventa Cinderela. Cintia vê seu cotidiano virar de cabeça para baixo depois da separação dos pais: vai morar com a tia, se afasta do pai e, principalmente, deixa de acreditar no amor. Até que um encontro inesperado e revelador a faz rever as próprias escolhas. A bela adormecida é recontada por Lauren Kate em “O eclipse do unicórnio”. Duas realidades e três personagens têm seus destinos entrelaçados: um jovem que levou um fora da namorada e se vê obrigado a participar de uma excursão da escola para Paris, uma princesa que há séculos foi vítima de uma maldição e o unicórnio responsável por sua desgraça. Patricia Barboza reconta a história de Rapunzel em “Do alto da torre”. Camila tem cabelos muitos compridos por causa de uma promessa feita pela madrinha quando estava doente, mas que acaba quando ela fizer 16 anos. Finalmente ela poderá cortar o cabelo e ser normal como as outras meninas. Só que um acidente com o melhor amigo vai mostrar que primeiro ela precisa aceitar quem realmente é.”

border-159926_960_720

Idade de leitura indicada: +12

Resenha:

A antologia conta com quatro histórias que reinventam e modernizam alguns Contos de Fadas. São eles: A Bela e A Fera (mistério e romance envolvidos), Cinderela (possui jovialidade e uma forma mais realista de ver o mundo), A Bela Adormecida (história cheia de fantasia e misticismo) e Rapunzel (mensagens importantes e um ar leve).

Cada história é contada por uma autora, sendo duas estrangeiras e duas brasileiras. Mesmo puxando para o lado mais jovem, não possuem aquele ar bobo e infantil. São histórias bem envolventes!

  • A Modelo e o Monstro (Meg Cabot): Belle é uma modelo famosa viajando em um transatlântico com a família. Porém, um homem sombrio e misterioso aparece em sua frente. É um conto leve e muito fofo com pitadas de humor, narrado por Belle, em primeira pessoa. Meg Cabot tomou como referência a história de A Bela e A Fera para mostrar o quanto as pessoas são muito mais do que suas aparências.
  • Princesa Pop (Paula Pimenta): Cintia vive de maneira bem confortável com seu pai enquanto sua mãe viaja a trabalho. Em um dia qualquer seu mundo via de cabeça para baixo e seus pais se separam; seu pai coloca então uma madrasta e suas duas filhas para dentro de casa e Cintia vai morar com sua tia. A jovem narra em primeira pessoa esse conto que é uma releitura da Cinderela de uma forma bem contemporânea onde esta é DJ (este conto possui uma adaptação cinematográfica).
  • Eclipse do Unicórnio (Lauren Kate): Talia é uma princesa que viveu anos atrás em um ambiente mágico com seres mitológicos. Em seu nascimento, Talia foi presenteada por anjos, mas um dos anjos, que não estava do lado do bem, deu de presente à ela uma profecia a qual se ela tocasse o chifre de um unicórnio dormiria para sempre. Essa releitura de A Bela Adormecia é cheia de fantasia. O conto floreia lindamente a história, delineando os acontecimento no decorrer da narrativa.
  • Do Alto da Torre (Patrícia Barboza): Camila adora cantar e possui longos cabelos, que não poderiam ser cortados por uma promessa que sua madrinha fizera, então ela foi apelidada de Rapunzel. É uma história bem criativa envolvendo os longos cabelos tão famosos de tal princesa, contada de forma simples e destacando o amadurecimento da personagem.

“Se o príncipe quiser acompanhá-la e dar todo o apoio, ótimo. Até porque, se ele não entender as necessidades da princesa, não é príncipe, mas um tremendo de um sapo.”

IMG_6053

O Livro dos Vilões segue a mesma estrutura de narrativa!

Um comentário em “O Livro das Princesas”

Deixe um comentário