Sinopse: “Altares ruíram e templos se perderam nas areias do tempo, mas as religiões da Grécia e da Roma antigas não desapareceram por completo. Seu legado de mitos e heróis continua presente até os nossos dias. As figuras mitológicas são o pilar da cultura ocidental. As aventuras estão fortemente vinculadas às mais belas produções da literatura e da arte para se perderem.
São histórias passadas de geração a geração e que estão reunidas aqui, sob as bênçãos de Zeus e o talento de Bulfinch. As mais encantadoras narrativas que a fantasia humana jamais criou transportam o leitor para terras onde fatos incríveis acontecem. Onde belas ninfas e corajosos heróis vêem seus destinos nas mãos de caprichosos deuses. E criaturas fantásticas ganham vida.”
Idade de leitura indicada: +14
Resenha:
As histórias dos Deuses e Heróis são relatadas de forma breve, como contos, destacando o que foram e quais seus feitos. Eu esperava maiores detalhes, significados e crendices, não explora afundo cada feito ou ação. Mesmo assim, a narrativa é leve e transporta o seu leitor para dentro de cada mito. É um livro para quem não tem a intenção de se aprofundar ou fazer um estudo detalhado, mas tem curiosidade de conhecer os mitos.
Alguns são mais detalhados, principalmente os que fazem parte da mitologia grega, mas também tem-se relatos mais breves dos egípcios, orientais, hindus e nórdicos. Ainda destaca criaturas como a esfinge, quimera, grifo, unicórnio, basilisco, entre outros. Além de um capítulo em que traz os deuses envolvidos na Guerra de Tróia e a origem da mitologia.
O livro conta com ilustrações no decorrer das páginas e os mitos podem ser lidos em qualquer ordem, pode ser utilizado como um livro de consulta a algum mito, herói ou deus específico.
“(…) há muitos mitos originados pelo desejo do homem de explicar fenômenos naturais que ele não pode compreender e que não poucos surgiram do desejo semelhante de explicar a origem de nomes de lugares e pessoas.”




