Literatura Estrangeira, romance, Uncategorized

A Biblioteca da Meia-Noite

Sinopse: “A Biblioteca da Meia-Noite é um romance incrível que fala dos infinitos rumos que a vida pode tomar e da busca incessante pelo rumo certo. Nesta edição limitada, você ganha outro exemplar do livro embalado para presente.Aos 35 anos, Nora Seed é uma mulher cheia de talentos e poucas conquistas. Arrependida das escolhas que fez no passado, ela vive se perguntando o que poderia ter acontecido caso tivesse vivido de maneira diferente. Após ser demitida e seu gato ser atropelado, Nora vê pouco sentido em sua existência e decide colocar um ponto final em tudo. Porém, quando se vê na Biblioteca da Meia-Noite, Nora ganha uma oportunidade única de viver todas as vidas que poderia ter vivido.
Neste lugar entre a vida e a morte, e graças à ajuda de uma velha amiga, Nora pode, finalmente, se mudar para a Austrália, reatar relacionamentos antigos – ou começar outros –, ser uma estrela do rock, uma glaciologista, uma nadadora olímpica… enfim, as opções são infinitas. Mas será que alguma dessas outras vidas é realmente melhor do que a que ela já tem?
Em A Biblioteca da Meia-Noite, Nora Seed se vê exatamente na situação pela qual todos gostaríamos de poder passar: voltar no tempo e desfazer algo de que nos arrependemos. Diante dessa possibilidade, Nora faz um mergulho interior viajando pelos livros da Biblioteca da Meia-Noite até entender o que é verdadeiramente importante na vida e o que faz, de fato, com que ela valha a pena ser vivida.”

border-159926_960_720

Partes Favoritas:

Adorei como, ao longo da narrativa, percebe-se o processo de mudança que cada um experimenta ao se ver totalmente distante de sua zona de conforto e da vida a qual conhece.

“Mas a pressão é o que faz a gente. A pessoa começa como carvão e a pressão faz dela um diamante.”

Comentários:

Entre a vida e a morte, Nora nos mostra uma perspectiva totalmente nova ao se encontrar em uma biblioteca misteriosa, um local com infinitas prateleiras e possibilidades. Os livros presentes, em tal biblioteca, são de possíveis caminhos que Nora teria trilhado se tivesse feito outras escolhas Alguns volumes contam com uma pequena escolha diferente e outros possuem escolhes que levam a drásticas diferenças em relação a vida que a jovem conhece.

Os primeiros exemplares, que a protagonista dá atenção, são focados na mudança de situações as quais ela se arrepende muito. Como Nora não estava nada contente com sua vida atual, se surpreende com a possibilidade de experimentar outras circunstâncias! Ela muda de livro rapidamente, então, ficamos curiosos para saber quais as próximas aventuras! Cada volume traz uma mensagem importante, assim como o poder de um livro na vida de uma pessoa.

A narrativa em terceira pessoa, ainda, me trouxe a analogia do quanto podemos considerar uma estante de livros como a vivência em várias vidas, aprendendo com cada uma! Gostei muito de ter essa percepção. Também, me fez pensar no seriado do personagem Loki da Marvel, onde se percebe a existência de um multiverso com várias possibilidades.

Fiquei pensando em qual tipo de situação eu voltaria se tivesse a mesma oportunidade de Nora. Me intrigou o fato de a personagem não escolher pessoas que realmente a amaram ou se importaram com ela para ter contato logo nos primeiros livros, me pareceu uma pessoa um tanto quanto perdida, e superficial! Mas, ressalto ela amadurece e percebe quem realmente é importante em sua vida.

“Se tivesse feito apenas uma coisa de maneira diferente, você teria uma história de vida diferente.”

Mensagem:

Em um primeiro momento, Nora me pareceu se vitimizar focando bastante no que havia feito no passado e não no que pode fazer no futuro para melhorar. Mas, no decorrer dos acontecimentos, a jovem percebe o quanto “ler” os livros da biblioteca a faz amadurecer e enxergar outros pontos de vista que também são importantes; entendendo quem ela realmente é e quais suas prioridade! Sem se vitimizar, aprendendo com as situações e percebendo as mil possibilidades de ser quem quiser ser!

Não é sobre romance ou apenas sobre se conhecer, mas entender o quanto a vida tem muitas possibilidades! Qualquer coisa é possível desde que corramos atrás do que almejamos, dando o nosso melhor!

“Enquanto houver livros nas prateleiras, você nunca estará presa. Cada livro é uma chance de escapar.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s