fantasia, Literatura Brasileira, Uncategorized

Riacho do Jerimum

angie lester (1)Sinopse: “Caíque vive junto de sua mãe e sua irmã mais nova no Riacho do Jerimum, um povoado do interior da Paraíba. Depois de crescer com o peso de ter sido abandonado pelo pai, tornou-se um jovem solitário que tem como maior divertimento visitar seu Vicente, um velho sábio que é conhecido por compartilhar suas fábulas e lendas. Apesar de encontrar nessas histórias um refúgio para sua mente turbulenta, ele não poderia imaginar que os contos do velho ultrapassam os limites da ficção, de modo que sua surpresa é absoluta quando ele conhece Aurora, uma calahyna que revela o início da guerra entre duas deusas: Amanaci, deusa da chuva, e Tifana, deusa da seca. Aos poucos, o rapaz vai conhecendo os místicos habitantes da floresta que rodeia seu vilarejo e descobre que a batalha iminente não coloca em risco apenas a existência dessas criaturas, mas também de todo seu povo, compreendendo que apenas juntos serão capazes de sobreviver.
Esteja pronto para uma história cheia de fantasia, romance e seres inspirados no folclore brasileiro! Riacho do Jerimum lhe mostrará que é possível encontrar a magia nos lugares mais improváveis.”

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

Jadna Alana / Editora Coerência / Literatura brasileira, fantasia

Partes Favoritas:

Os seres místicos presentes no enredo, sem dúvidas, me chamaram muita atenção! Fadas, elfos e personagens que fazem parte do folclore brasileiro se instalaram nessa trama de maneira harmoniosa e equilibrada. Prendendo seu leitor a cada página!

“Em seus olhos há uma luz reluzente que irradia tudo que está em sua volta. As palavras podem enganar, mas os olhos não.”

Comentários:

No povoado do Riacho do Jerimum, Caíque, um jovem sério e turrão, começa a perceber que algumas das histórias fantasiosas, que lhe eram contadas, podem ser mais reais do que imaginava! É quando o jovem conhece Aurora, uma calahyna, espécie de fada poderosa, de temperamento forte e impulsivo. A princípio, pensei que um romance poderia ser o maior foco da leitura, mas isso não ocorre. O foco fica por parte da guerra que está por vir! Neste vilarejo mágico, os seguidores de duas deusas distintas estão cada vez mais próximos de guerrearem, o bem contra o mal. Sendo que Caíque tem um papel importante nesta guerra e curiosos segredos sobre quem ele realmente é estão para ser revelados.

Uma história mística, narrada em terceira pessoa, que começa sem pressa, regada de aventuras e revelações. Em minha opinião, é uma espécie de fábula detalhada. A autora soube aproveitar e usufruir muito bem de todo o local criado com seus respectivos personagens. Ainda conta com o fato de estarem presentes seres do folclore brasileiro; algo muito oportuno, principalmente para que possamos valorizar a cultura local. O enredo toma rumos inesperados, tristes e dramáticos com um desfecho tenso que, infelizmente, não me agradou tanto como o resto da narrativa.

Acontecimentos parecem se estender um pouco, se enrolam pelas páginas; mas tais introduções acabaram por fazer deste livro uma leitura agradável! Alguns questionamentos sobre a sociedade são pontuados e críticas podem ser percebidas. Muitos personagens fazem parte da narrativa, contudo são inseridos aos poucos não trazendo confusão para seu leitor. Tive a impressão de que Aurora era para ter sido uma protagonista mais calculista, porém a vi como alguém que ainda precisa amadurecer e tomar decisões com mais segurança.

“Acreditar, muitas vezes, é uma escolha.”

2

Mensagem:

Devo admitir que demorei para encontrar uma mensagem que realmente tivesse mexido comigo durante esta leitura. Contudo, percebi que foi a força de cada um dos personagens, de ir atrás do que acreditavam, e não desistir. Cada um foi perseverante e lutou bravamente pelos seus próprios ideais!!

“Não deixamos de ser fortes quando admitimos que somos fracos; pelo contrário, passamos a ser corajosos o suficiente para assumir que somos falhos.”

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

2 comentários em “Riacho do Jerimum”

  1. Aff, tô realmente apaixonada por sua escrita e resenha. Muito obrigada pela atenção ao meu livro e adorei a sinceridade. Acho que a leitura é isso acima de qualquer coisa! Um abraço giganteee, calahyna ❤

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s