Literatura Brasileira, Uncategorized

O Menino Rei

Sinopse: “O reino de Kemet está em convulsão. Com as inúmeras transformações realizadas pelo faraó Akhenaten, os antigos deuses foram deixados de lado, cedendo lugar ao culto central de uma única divindade – o disco solar, Aten. Com a morte do faraó, no entanto, o destino de Kemet cai nas mãos de seu filho, o pequeno Tutankhaten. Agora, o jovem faraó terá de fazer uma difícil escolha: descartar o legado de seu pai ou desafiar as inúmeras forças que desejam arrancá-lo do posto mais poderoso do mundo. O Menino Rei é uma jornada visual arrebatadora pelo Antigo Egito. Misturando história, mitologia e imaginação, Felipe Pan, Olavo Costa e Mariane Gusmão viajam pelo turbilhão de eventos que marcaram a 18ª dinastia egípcia em uma narrativa extremamente rica e profunda – perfeita para celebrar o centenário do descobrimento do túmulo do protagonista de sua história: o misterioso faraó Tutankhamun.”

border-159926_960_720

Idade de leitura indicada: +14

Resenha:

Uma obra envolvente em formato de graphic novel que mescla ficção com fatos históricos sobre Tutankhamun, demonstrando um estudo aprofundado por parte dos autores. Ambientada no Antigo Egito, a narrativa é ilustrada, com lindas imagens que retratam cenas marcantes da cultura egípcia, como o processo de mumificação, o julgamento do coração com a pena de Maat, as imponentes pirâmides — tanto as mais conhecidas quanto outras igualmente significativas — e, é claro, a tão famosa esfinge.

As ilustrações acompanham a trajetória de Tutankhamun desde a infância até sua ascensão como faraó, destacando seus posicionamentos, crenças e a importância de sua família como símbolo de força diante do povo. Ao final, há uma seção que contextualiza historicamente muitos dos eventos apresentados, esclarecendo quais partes são baseadas em registros reais e quais foram interpretadas de forma criativa, especialmente nos pontos onde a história oficial não oferece respostas definitivas. Ainda, há um glossário com nomes e termos egípcios.

A leitura é acessível, envolvente do início ao fim, e muito bem construída. Recomendo para quem gosta de mitologia e história antiga!

Deixe um comentário