
Sinopse: ““Com cada história se aprende o significado do tempo, o tempo perdido, o tempo soberano, a falta de tempo, o tempo que não deu tempo, o tempo que passou e não volta mais, o tempo do que ainda está por vir…” Aos pés do Monte Hakodate, no norte do Japão, bem no meio de uma ladeira, existe um estabelecimento – assim como o Funiculì Funiculà de Tóquio – onde, apesar das irritantes regras, é possível viajar no tempo. No Café Donna Donna, vamos reencontrar Nagare e Kazu, e conhecer sua adorável filha Sachi, de sete anos. Em Antes que o Café Esfrie 3 – a morte não precisa ser o fim da vida, conheceremos quatro pessoas que precisam viver essa experiência. Nesta pungente e acolhedora continuação, além de novos e encantadores personagens, seremos apresentados a um enigmático livro: O que você faria hoje se o mundo acabasse amanhã?: 100 perguntas. Para que viajar no tempo se o presente não muda? Essa, seguirá martelando a cabeça dos leitores.”

Idade de leitura indicada: +16
Resenha:
Este terceiro livro da série revela uma segunda cafeteria, e também permite que as pessoas viajem no tempo, seguindo as mesmas regras dos volumes anteriores. Infelizmente, quem volta ao passado não tem o poder de mudar nenhum acontecimento, mas pode acalentar o coração ao ver alguém que já não está mais presente. Com esse novo cenário também há uma chuva de personagens no início da leitura, deixando um pouco confuso especialmente devido aos nomes diferentes, mas para auxiliar há um organograma na última página do exemplar.
Na nova cafeteria, pertencente a mesma família, há novas aventuras. Cada capítulo traz uma história diferente e emocionante, se mesclando com a vida dos personagens que frequentam o local e com quem trabalha ali. Por isso, não é aconselhável ler os livros em uma ordem qualquer, pois o sentido de todo contexto pode se perder.
Um outro novo elemento na narrativa, deste terceiro volume, é a introdução de um livro com 100 perguntas sobre o que os personagens fariam se o mundo acabasse amanhã. O enredo destaca o quanto alguns procuram respostas, outros buscam entender seus próximos passos na vida, e muitos lidam com mágoas ou sentimentos conflitantes. É difícil não se identificar com pelo menos um dos personagens que precisa voltar ao presente antes que o café esfrie!
Em comparação com os outros, este apresenta tons mais sérios, melancólicos e até repetitivos, em minha opinião. Parece mergulhar rapidamente na dor e até destacar transtornos provenientes da perda de entes queridos. Pode ter sido apenas uma impressão minha, mas senti as mensagens dos personagens mais carregadas de tristeza. Além disso, o enredo deixa em aberto a possibilidade de que nem todas as regras dentro do café são exatamente como foi mencionado desde o primeiro da série.
“Você lutou demais, sem desistir. Persistiu. Não houve mágica.”

Sequência dos Livros:
1. Antes que o Café Esfrie
2. Antes que o Café Esfrie
3. Antes que o Café Esfrie
4. Antes que o Café Esfrie
*publi



Ótimo para profundas reflexões
CurtirCurtir