aventura, fantasia, Fábula, Literatura Estrangeira, Uncategorized

Aventuras de Alice no País das Maravilhas & Através do Espelho e o que Alice Encontrou por Lá

angie lesterSinopse: “Chega aos cinemas brasileiros, em abril, a versão do diretor Tim Burton para a obra mais conhecida da literatura infantil. Passados quase 150 anos da publicação original, a clássica história de uma menina chamada Alice, que entra em uma toca atrás de um coelho falante e cai em um mundo de fantasia, continua popular. Essa charmosa edição de bolso, com capa dura e ilustrações originais de John Tenniel, reúne “Aventuras de Alice no País das Maravilhas” e sua continuação, “Através do espelho e o que Alice encontrou por lá”.”

stock-vector-vintage-gold-frame-on-a-white-background-graphic-vector-design-636295640

Lewis Carroll / Zahar / Literatura Estrangeira / Aventura / Fábula / Fantasia / Infantil

Partes Favoritas:

Depois de anos conhecendo apenas a animação e os filmes dirigidos por Tim Burton, percebi ao ler esta história todo o seu contexto por uma outra perspectiva, bem interessante!

“”Comece pelo começo,” disse o rei gravemente, “e prossiga até chegar ao fim; então pare.””

Comentários:

Alice é uma criança bastante curiosa, tal fato a leva por aventuras irreais e totalmente inesperada! Este livro se divide em duas partes: Aventuras de Alice no País das Maravilhas & Através do Espelho e o que Alice Encontrou por Lá. A narrativa, em terceira pessoa, é por vezes maluca e também realista! Muitos personagens fazem parte de todo o livro e também há referências de coisas que Alice viveu antes de entrar nessas duas aventuras, como se as duas histórias fossem apenas sonhos fazendo analogias a coisas pelas quais ela viveu na vida real. Contando, ainda, com trechos de músicas cantadas pelos personagens encontrados pelo caminho, além de poemas e poesias e algumas imagens espalhadas ao longo dos capítulos.

Após tantos anos conhecendo a fábula acabei a vendo por outra perspectiva: como a interpretação de uma realidade depende do que já vivemos. Nossas aventuras são influenciadas pelas nossas visões de mundo. Penso que talvez apenas um enredo um tanto quanto louco, com este, possa expressar lindamente toda essa intenção! Comecei a ver tal história também como uma maneira de enxergar a vida e o dia a dia! Bastante reflexiva!

  • Aventuras de Alice no País das Maravilhas: Alice uma jovem sonhadora, simples e imatura segue um coelho para dentro de sua toca e se envolve em uma enorme aventura que ativa a coragem para enfrentar eventos curiosos que surgem em seu caminho, desde um chapeleiro maluco, um gato sorridente e até cartas de baralho falantes. A história comporta eventos um tanto quanto loucos, dá até a impressão de que a protagonista está sonhando. Algo que me fez pensar por outra perspectiva é o fato de ela crescer e diminuir que pode ser visto como uma analogia à vida adulta, tendo de crescer mas querendo voltar a ser criança e vice e versa!
  • Através do Espelho e o que Alice Encontrou por Lá: Alice, como o próprio título já diz atravessa um espelho, um ambiente onde muitas coisas são invertidas e situações são bastante confusas tanto de serem lidas como para a própria protagonista que está vivendo aquilo tudo; e peças de xadrez são os principais personagens do enredo. Esta segunda parte, em minha opinião, conseguiu ser ainda mais viajada e louca em suas nuances repletas de floreios de momentos estranhos, pontuando coisas inexistentes e fora de lógica.

Confesso que só conheci a segunda parte após o lançamento do filme, antes disso desconhecia sua existência. Contudo o segundo filme é totalmente diferente do livro, faz uma rápida referência logo que Alice atravessa o espelho, mas depois acaba se destoando!

“(…) Alice tinha se acostumado tanto a esperar só coisas esquisitas acontecerem que lhe parecia muito sem graça e maçante que a vida seguisse da maneira habitual.”

Design sem nome

Mensagem:

É nítido, logo no início, o quanto a aventura de Alice pelo País das Maravilhas é a respeito do seu auto conhecimento. Conforme ela encontra alguns personagens e interage com eles, estes lhe fazem perguntas a respeito de quem ela é, o que quer e para onde vai. No começo ela não sabe como respondê-los, mas com o passar das páginas vai se percebendo e tendo suas respostas ao mesmo tempo que consegue entender quem é.

É um enredo que aponta o quanto é possível fazer diversas interpretações dos vários sentidos de uma situação; atrelado a isso destaca que o que já vivemos influência ativamente na interpretação a ser feita!

Mesmo eu tendo percebido algumas mensagens, que para mim se destacaram, a história pode ter muito mais de um significado, diversas maneiras de interpretação e cada uma delas irá trazer uma moral diferente. Aí fica a dúvida se tudo não passa de um jogo de palavras ou de entretenimento sem sentido. Para mim, é um jogo de palavras com várias lições!

2 comentários em “Aventuras de Alice no País das Maravilhas & Através do Espelho e o que Alice Encontrou por Lá”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s